Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO GOLDEMBERG LANÇA LIVRO
NO ENCERRAMENTO DA 5ª REUNIÃO DE PESQUISAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2002

Secretário Goldemberg lança livro no encerramento de 5ª reunião de pesquisas da Secretaria do Meio Ambiente e comemora as mudanças que modernizam o Licenciamento Ambiental no Estado e São Paulo

Para o Professor José Goldemberg, secretário estadual do Meio Ambiente, o lançamento do livro "Parque Estadual das Fontes do Ipiranga: unidade de conservação que resiste à urbanização de São Paulo", neste último dia 5 de dezembro, marcou um dia particularmente importante. Segundo ele, o lançamento da publicação coroou uma data que deve ser vista como um marco na modernização do sistema ambiental no Estado de São Paulo, com a assinatura dos decretos assinados pelo governador Geraldo Alckmin que permitem a descentralização do licenciamento realizado pela CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, repassando para os municípios a tarefa de licenciar as atividades que representem apenas impacto local e tornando renovável a concessão de licenças ambientais em todo Estado de São Paulo.

Goldemberg demonstrou entusiasmo com a publicação do livro, destacando a importância da documentação das inúmeras pesquisas que vêm sendo desenvolvidas naquele remanescente de floresta tropical, encravado no meio de uma das maiores aglomerações urbanas do mundo. "Esta publicação reúne informações tão importantes que contribuíram para sensibilizar o poder público sobre a necessidade de conservação da área e da recuperação daquilo que já foi degradado, como é o caso de alguns corpos d'água dentro do Parque, que abriga instituições como o Instituto e o Jardim Botânico e a Fundação do Zoológico".

O Parque e a obra

Criado no final do século XIX, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI surgiu para proteger as 24 nascentes que dão origem ao histórico riacho do Ipiranga. Abriga também importantes exemplares da flora e serve como um verdadeiro laboratório para as pesquisas sobre os reflexos da expansão urbana nos recursos hídricos, vegetação e fauna ali presentes. Graças à preservação da área, permanecem praticamente intocáveis dois grandes mananciais subterrâneos que representam uma reserva estratégica de água para o abastecimento público em uma região que já enfrenta a ameaça de escassez desse recurso natural.

De acordo com os coordenadores da publicação, Maria Cristina Forti, Denise e Carlos Bicudo, "foi nosso intuito maior despertar o interesse pelo PEFI, a terceira maior reserva de mata nativa do município de São Paulo e de seu valor como patrimônio natural, cultural e sócio-econômico. O PEFI apresenta contexto único já que congrega uma Unidade de Conservação, instituições de pesquisa, núcleos de educação ambiental e lazer, bem como os efeitos deletérios dos impactos antrópicos decorrentes da urbanização de uma das maiores metrópoles do mundo. Ações conjuntas, envolvendo a comunidade científica, o governo e a população e que incorporem pesquisa, ensino, educação ambiental e políticas públicas poderão, com certeza, transformar o PEFI em modelo de gestão, de uso sustentado e, consequentemente, de conservação da biodiversidade".

Para o Professor Goldemberg, "biomas como o da Mata Atlântica, que reveste a maior parte dos 543 hectares de extensão desta unidade de conservação, constituem um patrimônio da Nação. Tanto por seu refinamento genético ou biodiversidade ímpar como pela lição permanente de cooperação recíproca das espécies que ali vivem".

Entre os autores da obra, que reúne o trabalho de 55 pesquisadores, de 15 diferentes instituições de pesquisa, incluindo duas da Alemanha e uma da França, está o atual reitor da Universidade de São Paulo, José Adolpho Melfi, presente ao lançamento da obra. O Professor Melfi participou do capítulo sobre Recursos Hídricos, trabalhando no tema "fluxo de espécies químicas pelo ciclo hidrológico".

O livro, com cerca de 350 páginas, foi publicado pela Imprensa Oficial e a primeira tiragem é de mil exemplares, que serão distribuídos para as instituições de pesquisa e ensino, bibliotecas e entre os autores responsáveis pelas pesquisas que deram origem a publicação.

 
 
Fonte: Cetesb – Agência Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.