Panorama
 
 
 

ESTADOS DE SÃO PAULO E DO MÉXICO
ASSINAM PROTOCOLO PARA COOPERAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2003


Pedro Calado/SMA
Os governos dos Estados de São Paulo e do México, por intermédio de suas secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, respectivamente, firmaram um protocolo de intenções para desenvolver a profundar as relações de cooperação na área de preservação e proteção ambiental e na de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. O documento foi firmado nesta quinta-feira (28/8) pelo secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do México, Francisco Funtanet Mange. A solenidade contou com a presença do cônsul-geral-adjunto do México, Ricardo Ahuja, da secretária-adjunta do Meio Ambiente, Suani Coelho, do diretor de Controle da Poluição da Companhia de
Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Fernando Rei, da coordenadora de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Lúcia Sena, do coordenador de Licenciamento Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente, João Fuzaro, além de Silvia Helena, da consultoria jurídica, e Ana Lúcia Segamarchi, da Assessoria de Projetos Especiais.

O protocolo

Na qualidade de membros do Comitê Executivo da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe, os signatários se comprometem a planejar e realizar atividades e projetos de curto prazo para a preservação e proteção do meio ambiente e cooperarão no desenvolvimento de tecnologias ambientalmente adequadas, buscando a promoção do conceito de “produção mais limpa” junto ao setor produtivo. O documento preconiza, ainda, a realização conjunta de pesquisas na área de preservação, proteção e recomposição de florestas e seus ecossistemas, bem como na área de qualidade do ar. Cláusulas específicas tratam da questão de troca de informações e intercâmbio técnico para o aprimoramento técnico de pesquisadores e especialistas, bem como da cooperação na área da educação ambiental para esclarecer a população.

Rede de governos

As atividades de cooperação técnica, que informalmente já tiveram início no ano passado e se intensificaram nos últimos meses, se desenvolveram em torno Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe, criada durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2002, em Johannesburgo, para facilitar o intercâmbio de experiências, estabelecer acordos de colaboração mútua e cooperar com outros agentes e governos a favor do desenvolvimento sustentável. A constituição formal da Rede de Governos ocorreu em março passado, em San Sebastián, em reunião organizada pelo Governo Basco. O diretor de Controle da Poluição da CETESB, Fernando Rei, participou do encontro onde, por indicação do secretário José Goldemberg, representou o Governo do Estado. Entre os resultados do encontro temos a vinda do presidente do País Basco a São Paulo para a assinatura de um protocolo de cooperação, a realização da 1a Reunião da Rede da América Latina e Caribe - RLAC, em Valle de Bravo, no Estado do México, de 29 a 31 de outubro de 2003, e a eleição do Estado de São Paulo para o comitê diretivo, como co-presidente da Rede até setembro e como vice-presidente de outubro a abril do próximo ano. Nesta sexta-feira (29/8), o governador do Estado do México, Arturo Montiel, será recebido pelo governador Geraldo Alckmin, que receberá o convite para participar como co-presidente da 1ª RLAC e da Reunião Europa/América Latina, que ocorrerão em Valle de Bravo.

Fonte: SMA (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.