Panorama
 
 
 

ÍNDIOS RECEBEM TREINAMENTO AMBIENTAL NA BAHIA

Panorama Ambiental
Eunápolis (BA) - Brasil
Agosto de 2003

Um grupo de 25 índios da etnia Pataxó participou, de 19 a 22 de agosto, de curso de educação ambiental para formação de agentes ambientais multiplicadores no Parque Nacional do Monte Pascoal, localizado no Extremo Sul da Bahia. O curso, promovido pelo Ibama em parceria com a Associação Pataxó de Ecoturismo, partiu de problemas ambientais do dia-a-dia das aldeias para levar aos índios conhecimentos sobre educação ambiental, água, solo, mata, lixo, cidadania e legislação ambiental.
Todos os instrutores eram também membros da Reserva Indígena da Jaqueira. "Optamos pelos índios como professores porque eles falam de parente para parente, o que facilita a compreensão dos temas. Percebemos também que a discussão entre eles gera uma comunicação melhor e aumenta o comprometimento do grupo com a gestão ambiental. Outra vantagem é estimular a auto-organização das aldeias para que eles mesmo possam gerenciar o processo de proteção ambiental com o qual se comprometeram", explica Milene Maia, chefe do Parque Nacional do Monte Pascoal.
No final do curso, os novos agentes ambientais multiplicadores elaboraram um plano de ação que irá auxiliar na gestão compartilhada da unidade de conservação. O grupo já realizou o levantamento do perfil econômico e ambiental de todas as famílias das aldeias que participam da gestão compartilhada do Parque Nacional e o acompanhamento das roças, onde são observadas as atuais demandas e os problemas existentes.
Esta não é a primeira vez que o Parque Nacional do Monte Pascoal promove eventos de educação ambiental com a comunidade indígena. Nos últimos dois anos, o Ibama formou 29 agentes ambientais voluntários, que foram capacitados para o trabalho de fiscalização, e duas equipes de brigada de incêndio, com 20 membros cada, que atua no combate e na prevenção a incêndios florestais.
Desde 2001, o Parque Nacional do Monte Pascoal é administrado em conjunto pelo Ibama e pelos Pataxós. A gestão compartilhada, criada através de acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente / Ibama e o Ministério da Justiça / Funai, prevê o repasse de US$ 533 mil dólares a projetos que busquem a sustentabilidade econômica das aldeias do entorno.
Os principais objetivos são a busca de alternativas econômicas para a população indígena, a recuperação de áreas degradas, além do incentivo ao ecoturismo e ao artesanato sustentável. Cerca de 5 mil pessoas vivem hoje nas 10 aldeias indígenas que participam da gestão compartilhada da unidade de conservação.
Ascom - (61) 316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.