Panorama
 
 
 

OCEANÓGRAFA REGISTRA OCORRÊNCIA
DA BALEIA DE BRYDE NA COSTA DE SP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2003


Marcos Cesar de Oliveira/SMA
O Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, vai promover no próximo dia 28 de agosto, às 9 horas, a palestra “O Projeto da Baleia de Bryde no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos”. O evento vai se realizar no auditório do Parque Estadual Alberto Loefgren, na Rua do Horto, 931. A palestra foi organizada pelo Centro de Estudos em Conservação Marinha - CEMAR e será apresentada pela diretora do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a oceanógrafa Mabel Augustowski, que mostrará os diversos aspectos dessa Unidade de Conservação e a sua importância na sobrevivência das espécies marinhas. O Projeto da Baleia de Bryde foi criado para estudar a ocorrência desta espécie no litoral paulista, concentrando-se principalmente no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, embora tenham sido avistadas também nas regiões de Ilhabela, Ilha Anchieta e Arquipélago de Alcatrazes
 

A baleia de Bryde

As baleias de Bryde são encontradas em áreas subtropicais e tropicais na primavera e no verão. São uma espécie ainda pouco conhecida encontrando-se, provavelmente, sob ameaça, o que levou o CEMAR a iniciar um projeto específico para aprofundar o conhecimento sobre esse cetáceo. No Brasil, a espécie ocorre principalmente na região Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo e, em menor proporção, no Rio de Janeiro, onde são avistadas em Arraial do Cabo. O Projeto Baleia de Bryde representa uma importante ação na conservação de baleias ao longo da costa brasileira, seguindo o exemplo do Projeto Baleia Jubarte, na Bahia, e do Projeto Baleia Franca, em Santa Catarina, que obtiveram bons resultados nos últimos 20 anos, fortalecendo a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, que vem sendo proposta pelo governo brasileiro desde 1999.

Parque

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro parque marinho do Estado de São Paulo, fundado em 27 de setembro de 1993 por meio do Decreto Estadual no 37537, com a finalidade de proteger a fauna, flora e a beleza cênica desse ecossistema. O parque abrange áreas emersas, como a Laje de Santos e rochedos conhecidos como calhaus, e imersas, como os parcéis e fundo arenoso. A Laje de Santos tem um formato que lembra uma baleia, com 550 m de comprimento, 33 m de altura e 185 m de largura, com uma área total de 5.000 hectares de área preservada. Trata-se de uma área de grande interesse para a conservação da diversidade biológica na costa do Estado de São Paulo. Cardumes como bonitos, sardinhas, olhetes e outros são freqüentemente observados na Laje de Santos, onde encontram abrigo, alimento abundante e local para reprodução. Há também espécies de peixes não formadoras de cardumes, como as raias-manta (também conhecidas como raias-jamanta), animal-símbolo de Laje de Santos, que são atraídas pela concentração de alimento. Espécies recifais, que vivem junto ao substrato rochoso, como frades, garoupas e bodiões, também encontram nessa área condições ideais para sua sobrevivência e reprodução. Várias espécies marinhas migratórias ameaçadas de extinção, como baleias, golfinhos, tartarugas e aves, utilizam essa unidade de conservação em seus deslocamentos. A grande diversidade de flora e fauna de fundo, como corais, esponjas, estrelas do mar, crustáceos e moluscos, aliada a água muito azul e transparente, torna o Parque da Laje de Santos um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina no Brasil. As aves marinhas como o atobá-marrom e o gaivotão, e as migratórias, como o trinta-réis, também estão presentes no Parque, e usam a área para alimentação e reprodução. Para chegar ao Parque Estadual da Laje de Santos deve-se percorrer uma distância de cerca de 25 milhas, considerando os principais ancoradouros do Guarujá, da Ponta da Praia, em Santos, e do Mar Pequeno, em São Vicente. O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos / Proilhas fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão 194, Ponta da Praia, em Santos, SP.
Mais informações pelo tel. (13) 3261-3445 ou pelo e-mail cemar@cetesb.sp.gov.br

Fonte: SMA (www.ambiente.sp.gov.br)
Priscilla Martini

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.