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ONGS QUE
TRABALHAM COM EDUCAÇÃO INDÍGENA
FAZEM RECOMENDAÇÕES AO ESTADO
BRASILEIRO
Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2003
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Reunidas em Brasília,
organizações indígenas e não-indígenas
elaboraram documento no qual reivindicam a efetivação
dos preceitos legais que garantem aos índios
ensino escolar de qualidade.
Um conjunto de nove
organizações envolvidas com projetos
de educação escolar em terras indígenas,
sobretudo os de formação de professores,
formularam com a colaboração de mais
20 organizações afins um documento
a ser entregue ao Ministério da Educação
e às demais instâncias de Estado brasileiro
envolvidas com o assunto. Contém 11 recomendações,
que foram apontadas como ponto de partida para fazer
valer os preceitos legais que reconhecem aos índios
o direito às práticas de ensino de
qualidade, formuladas conforme as expectativas que
cada etnia têm em relação à
educação escolar em suas comunidades.
Os três pontos principais do documento são:
a instituição de um Sistema Nacional
de Educação Indígena para permitir
que a “educação indígena diferenciada”
prevista na lei se estruture a partir de mecanismos
jurídico-administrativos próprios
que aceitem as parcerias entre o Estado e seus órgãos
competentes, o movimento indígena e a sociedade
civil organizada, em articulação com
os demais sistemas de ensino da União;
a criação de uma Secretaria Nacional
de Educação Indígena no Ministério
da Educação para articular todos os
níveis de ensino indígena (da educação
infantil ao ensino superior) e dar as condições
para a gestão do sistema nacional de educação
indígena;
o estabelecimento de um fundo para a educação
escolar indígena, a ser gerido em âmbito
federal, e acessado por meio da apresentação
de projetos e programas dos sistemas de ensino,
das organizações indígenas,
das organizações de apoio e das universidades.
Vale destacar que logo após o encontro, que
contou com significativa representação
indígena de todo o Brasil, a Coordenação
das Organizações Indígenas
da Amazônia Brasileira (Coiab) também
enviou ao Ministério da Educação,
por intermédio da Coordenação
Geral de Apoio às Escolas Indígenas,
uma carta com sete itens direcionados à formulação
de uma política de educação
escolar indígena. Isso demonstra que o movimento
indígena e as organizações
de apoio os índios estão sintonizadas
para propor políticas públicas voltadas
para a melhoria da educação escolar
indígena no Brasil.
Fonte: ISA – Instituto Sócio
Ambiental (www.socioambiental.org.br)
Marina Kahn