Panorama
 
 
 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA
CONTA COM APOIO DE VOLUNTÁRIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2003

Cerca de 30 pessoas, moradoras do município de São Raimundo Nonato, estão trabalhando no Parque Nacional Serra da Capivara como voluntários. Trata-se de uma iniciativa da Gerência Executiva do IBAMA/PI, por intermédio da Coordenação do Parque que está implantando naquela região o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação - IBAMA/MMA.
O programa tem como objetivo principal incentivar uma maior aproximação da comunidade com o Parque, e com isso inserir mais pessoas nas ações de preservação ambiental. Inicialmente, se inscreveram para o programa os estudantes de nível médio da Unidade Escolar Gercílio Macedo e universitários do Campus da UESPI em São Raimundo Nonato. Os interessados passaram por um processo de capacitação. “Dos 66 inscritos, 30 foram aprovados, com idade a partir de 17 anos, de nível médio e universitário”, informou o analista ambiental Marcelo Afonso.
Segundo ele, os trabalhos já começaram, e incluem serviços na área de uso público, como limpeza e demarcação de trilhas, apoio no combate a incêndios e às ações de fiscalização, acompanhamento de visitantes- juntamente com os guias, e também de pesquisadores e divulgação das atividades desenvolvidas no Parque.
Entre as atividades executadas com os pesquisadores, alguns voluntários acompanharam a professora Conceição Lages, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em palestras de educação ambiental em diversas cidades no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara.
Os voluntários assinaram um Termo de Adesão com validade de um ano, podendo ser renovado por mais cinco. Entre as vantagens oferecidas pelo programa, estão: o acesso gratuito ao parque, possibilidade de acompanhar pesquisas em andamento e assim adquirir novos conhecimentos e contato com cientistas e pesquisadores que estejam a trabalho ou visitando a área.
Além disto, eles também terão a oportunidade de participar de cursos, como o de guia de turismo. “Com isso estaremos inserindo a comunidade nas campanhas de defesa do meio ambiente. E, ainda levam para casa a melhoria da qualidade de vida da região em que vivem”, ressalta Marcelo Afonso. O Programa de Voluntariado será estendendo para as cidades de Coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa, localizadas no entorno do parque.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.