Panorama
 
 
 

 

PROFESSORES DAS ALDEIAS DO ACRE TÊM CURSOS
DE COMPLEMENTAÇÃO EM MAGISTÉRIO INDÍGENA

Panorama Ambiental
Rio Branco (AC) - Brasil
Agosto de 2003

Desde o início de agosto, 80 professores indígenas de várias aldeias do Estado estão em Plácido de Castro participando de cursos de capacitação em Magistério Indígena. Participam professores das etnias Huni Kui, Yawanawá, Shanenawa, Katukina, Nukini , Poyanawa, Apolima Arara, Ashaninka , Madija, Yine e Jaminawa.
O curso em Plácido de Castro é parte um amplo programa de formação de professores indígenas que é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Comissão Pró-índio do Acre. O objetivo é atender as especificidades da Educação Escolar Indígena. Hoje, o Programa de Formação Inicial em Magistério Indígena atende 100% do quadro de magistério indígena do Estado. Um programa de complementação em Magistério Indígena foi implantado ainda em 2002, com apoio do Ministério da Educação, com base no programa Parâmetros em Ação para a Educação Escolar Indígena.
Para o exercício do magistério indígena é necessário que o professor dê aulas para índios da sua própria etnia. Só é permitido que o professor seja de outra etnia se não houver ninguém disponível para ser capacitado. Somente em condições muito especiais, é permitido que um professor não-indígena lecione em escola indígena.
Em Plácido de Castro, os professores estão estudando os fundamentos gerais da educação escolar indígena, currículo e disciplinas específicas: língua portuguesa e indígena, matemática, ciências, história, geografia, educação física e artes. Em outro módulo, outros professores fazem a formação inicial equivalente ao Ensino Fundamental.
Segundo Manuel Estébio Cavalcante, gerente de educação escolar indígena da Secretaria de Educação, “não há como transpor literalmente o sistema desses povos com o nosso, embora eles também lidem com operações matemáticas complexas. Qualquer tentativa de fazer uma comparação, sobretudo se tirarmos conclusão em favor de nosso sistema, soará errôneo, para não dizer preconceituoso”. Manoel Estébio explica que o artesanato indígena, por exemplo, tem desenhos geométricos de muita complexidade que são executados pelos índios com muita perfeição de simetria, utilizando seus próprios conhecimentos matemáticos.
O Acre Indígena
Existem atualmente quatorze etnias no Estado, sendo que duas, Arara ( Shawãdawa ) e Jaminawa-Arara são provavelmente uma única etnia. Há os Náwa, um povo resistente, identificado em 1999 pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e confirmado por um relatório antropológico da FUNAI. Provavelmente, este grupo é remanescente de uma etnia considerada extinta ou então um grupo pertencente a alguma etnia ainda existente que adotou a tática de camuflar sua identidade étnica por medo das represálias dos antigos exploradores de seringa e de caucho; há os Apolima Arara, também um grupo resistente em fase de reconhecimento por parte da FUNAI, que deve constituir um caso semelhante aos Náwa. Os outros onze grupos pertencem às seguintes etnias: Yine, Ashaninka, Madija, Katukina, Huni-Kuin, Nukini, Xawãdawa, Poyanawa, Shanenawa, Jaminawa e Yawanawá. Os povos indígenas que vivem no Acre falam línguas pertencentes às famílias lingüísticas Pano e Aruak. Estima-se que no Acre existem hoje cerca de 12 mil índios, a maioria vivendo em suas aldeias.

Fonte: Governo do Acre (www.ac.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.