Panorama
 
 
 

LULA PROMETE HOMOLOGAR RAPOSA TERRA DO SOL,
MAS “SEM PRESSA”

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2003

Em seu discurso de abertura da Conferência Nacional do Meio Ambiente, hoje em Brasília, o presidente da República prometeu a homologação em forma contínua da Terra Indígena Raposa - Serra do Sol, em Roraima, objeto de antigo conflito com políticos e agricultores que ocupam ilegalmente parte da área, demarcada no governo FHC. Ao mesmo tempo, Lula avisou que o processo pode levar tempo, em função da necessidade de encontrar alternativas aceitáveis para os ocupantes.
"Muito se fala da Raposa Serra do Sol, o ministro da Justiça, que já esteve lá durante três dias, tomou a decisão de que a demarcação tem que ser contínua - disse Lula - entretanto, a responsabilidade de um governo é maior do que a responsabilidade daquele que não é governo. Nós sabemos que lá moram pessoas que têm suas casas, que têm os seus filhos, que têm suas terras. O governo não pode tirar o filho desta Pátria para colocar outro, deixando um desamparado. É preciso encontrar uma solução, e o governo não se negará a encontrar uma solução política quando tiver a terra para os pequenos produtores que estão lá. Quando tiver as casas, nós saberemos fazer a substituição e a demarcação, sem a pressa dos apressados que, muitas vezes, são tão apressados que não conseguem pegar um trem, porque correm mais do que a máquina desse trem".
Lula tocou hoje em outros temas amazônicos: "Temos um grupo de trabalho interministerial contra o desmatamento da Amazônia, temos o plano da Amazônia Sustentada (sic), elaborado em conjunto com os governadores, seguindo o acúmulo que o movimento ambientalista nos delegou", disse o presidente. Em seu discurso Lula também cometeu, de acordo com os ambientalistas presentes, uma gafe, quando - ao se referir à pavimentação da BR-163 - defendeu uma "solução para que o meio ambiente não seja um entrave ao desenvolvimento sustentável deste país". Mesmo assim, no final foi aplaudido longamente pela platéia.

Nota da redação:
O presidente Lula se refere ao Plano Amazônia Sustentável

Fonte: (www.amazonia.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.