Panorama
 
 
 

MARINA SILVA DISCUTE COM RURALISTA
O PLANTIO DE SOJA TRANSGÊNICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Fevereiro de 2003

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu na última quinta-feira (27) uma comissão da bancada ruralista do Rio Grande do Sul para discutir o plantio da soja transgênica no Estado. A ministra apresentou uma posição de cautela aos deputados. "Não dá para pensar apenas na safra de 2002/2003 sem pensar na preparação do plantio para a safra 2003/2004", disse.
O deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS), membro da bancada ruralista, estimou que seja colhida, só no Estado, nove milhões de toneladas de soja transgênica, no valor de R$ 2 bilhões. Segundo o deputado, 30% desta soja já foi negociada.
Apesar de reconhecer tratar-se de um problema grave, a ministra reafirmou que a solução para essa questão não deve ser encarada como uma posição isolada de um ministério e sim uma posição de governo.
Durante a audiência, o secretário executivo do Ministério, Cláudio Langone, disse que a solução para a safra de grãos de 2003 deve estar atrelada ao plantio da safra de 2004, de forma que a próxima safra possa ser colhida livre da suspeita de contaminação. A ministra Marina Silva, por sua vez, garantiu ao grupo que essa questão não ficará sem resposta por parte do governo.
"Neste governo não haverá a política do fato consumado. Queremos regras claras e transparentes", acrescentou a ministra ao afirmar que o governo anterior teve uma posição ambígua em relação ao tema, que conduziu ao impasse vivido hoje.
A ministra afirmou ao grupo que atualmente há uma preocupação no governo de não ideologizar ou politizar essa questão. Segundo ela, o Grupo de Trabalho criado pelo governo para decidir sobre a questão dos transgênicos, dará respostas para a colheita de 2003, a safra de 2004, o papel da CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e a posição do governo frente ao processo judicial.

Fonte:
MMA (www.mma.gov.br)
Agência Brasil
Redação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.