Panorama
 
 
 

 

VIGILÂNCIA DO PARQUE INTERVALES (SP)
COMBATE FURTO DE PALMITO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2003


Divulgação/SMA
Em razão da intensa fiscalização, os vigilantes da Fundação Florestal apreenderam no ano passado 5545 unidades de palmitos in natura durante operações conjuntas com a (PEI), região do Vale do Ribeira. Eles também detiveram 25 extratores, flagrados quando realizavam a extração, o transporte ou o processamento irregular do produto. Para obter esses resultados os vigilantes percorreram mais de 1500 quilômetros a pé na floresta em operações de fiscalização.

O palmito é produzido por uma palmeira típica da mata atlântica chamada juçara ou jiçara (Euterpe edulis), sendo necessário derrubar essa palmeira para extraí-lo. A exploração predatória realizada durante décadas, principalmente nas florestas particulares, levou à drástica redução dos estoques naturais da espécie. Atualmente, sua ocorrência está limitada a unidades de conservação como o Parque Estadual Intervales, que se tornou um dos alvos preferidos dos extratores, chamados palmiteiros.
O corte clandestino de palmitos está entre as atividades que mais pressionam a integridade do PEI. Nos últimos anos foram registrados seguidos flagrantes, apreensões, prisões e até confrontos. Para amenizar a tensão social provocada pela fiscalização intensa, 16 moradores de comunidades próximas foram integrados às atividades de proteção do parque. Eles atuam na abertura de aceiros e zelam pela conservação de quatro bases de fiscalização, que haviam sido destruídas em uma ação de revide dos palmiteiros e foram reconstruídas no fim do ano passado. Todavia, a atuação da Fundação Florestal não se restringe à proteção dos remanescentes da palmeira juçara. O problema do palmito também está sendo atacado na origem, fomentando o repovoamento e o manejo sustentável de Euterpe edulis nas comunidades situadas no entorno dos Parques Intervales e Carlos Botelho. Esse trabalho já resultou no plantio da palmeira em mais de 500 hectares de floresta e na implantação de quatro viveiros para produção de mudas da espécie.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Cristina Olivette

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.