Panorama
 
 
 

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE FÓRUM DE QUIOTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, e o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, apresentaram hoje (dia 27), durante reunião extraordinária da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados, as propostas e deliberações definidas no 3º Fórum Mundial da Água, realizado em março em Quioto, no Japão.
Um dos principais pontos discutidos no Japão diz respeito ao subsídio aos países pobres para melhoria das condições de abastecimento de água e de saneamento básico. Ao final do fórum em Quioto, ministros e delegações dos países envolvidos elaboraram uma Declaração Ministerial na qual se comprometem a reduzir pela metade, até 2015, o número de pessoas sem acesso à água potável e sem serviço de saneamento básico. De acordo com a ONU, 50 litros de água por dia são o mínimo para atender às necessidades diárias de cada ser humano, ou seja, cada pessoa precisa de 20 litros para higiene e saneamento, 15 litros para banho, 10 litros para preparar alimentos e cinco litros para ingestão.
Outro compromisso relevante assumido em Quioto é uma iniciativa do governo japonês de desenvolver, em três anos, um sistema mundial de alerta de enchentes, que trará benefícios para cerca de 4,1 bilhões de pessoas.
Durante o fórum, foram promovidas 350 sessões para discussão de 40 temas relacionados aos recursos hídricos no mundo, entre os quais a água como fator de conflitos, as novas tecnologias, as mudanças climáticas, a pobreza, entre outros. Participaram dez mil delegados de 160 países.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.