Panorama
 
 
 

COMEÇA TEMPORADA DE DESOVA
DE TARTARUGAS MARINHAS NA BAHIA

Panorama Ambiental
Eunápolis (BA) - Brasil
Outubro de 2003


Ibama/Divulgação
A temporada de desovas de tartarugas marinhas já começou no Extremo Sul da Bahia. Os primeiros doze ninhos foram encontrados desde o final de setembro e muitos outros devem surgir nos próximos meses. Até março, são esperadas cerca de 300 desovas feitas por fêmeas de quatro espécies, que voltarão às praias em que nasceram no Sul da Bahia para construírem ninhos na areia e depositarem seus ovos.
O pico da temporada começa nas próximas semanas. Vai da segunda quinzena de novembro a meados do mês de dezembro. Ao final, apenas nas desovas que são regularmente acompanhadas, devem nascer na região cerca de 26 mil filhotes.
Os dados são da organização não governamental Projeto Amiga Tartaruga (PAT),
que há 5 anos assina o Protocolo para Proteção das Tartarugas Marinhas com o Projeto Tamar / Ibama para monitorar as desovas em cerca de 200 km de litoral no Sul da Bahia, atuando principalmente no trecho entre as cidades de Prado e Belmonte.
Segundo o coordenador geral da organização, Paolo Botticelli, das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, quatro procuram regularmente as praias do Extremo Sul da Bahia. "Todas estão na lista internacional de espécies ameaçadas de extinção, sendo que duas delas, a tartaruga gigante e a tartaruga de pente constam como criticamente ameaçadas na lista da União Internacional pela Conservação da Natureza", relata Paolo. As outras tartarugas que procuram as areias quentes do Sul da Bahia para depositarem seus ovos são as tartarugas cabeçuda e oliva. Indivíduos juvenis de uma quinta espécie de tartaruga, a verde, freqüentam esse trecho do litoral para se alimentar.
Desde o início do mês, a ONG fornece ajuda de custos a três colaboradores remunerados que monitoram diariamente as praias para encontrar e proteger as desovas. O objetivo é registrar a chegada das fêmeas e apagar os rastros deixados na areia para que o ninho não seja encontrado por possíveis predadores. A equipe de campo do PAT conta ainda com dois estudantes de biologia que atuam como estagiários, três biólogos voluntários, e cerca de outros 200 colaboradores eventuais. A educação ambiental é uma das ações prioritárias. De janeiro a setembro deste ano, mais de 8.000 pessoas já assistiram a palestras oferecidas pelos voluntários da entidade.
O Projeto Amiga Tartaruga recebe visitas técnicas periódicas dos técnicos do Projeto Tamar / Ibama, que mantém 20 bases no país e monitora cerca de 1.000 km de litoral. Por ano, o Tamar acompanha o nascimento de cerca de 600 mil filhotes de tartarugas marinhas, número que ultrapassa 10 milhões desde a criação do Centro.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.