Panorama
 
 
 

TERMINAM INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO IBAMA
DE MADEIRAS ALTERNATIVAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Novembro de 2003


Ibama/Divulgação
Terminam dia 08 de novembro as inscrições para o prêmio “Ibama Movelsul de Madeiras Alternativas”, uma das cinco categorias do concurso bienal da IX edição do “Salão Design Movelsul 2004”. As inscrições devem ser feitas pela Internet: www.salaodesign.com.br, onde consta o regulamento do concurso e o endereço para o envio prévio dos projetos, até a mesma data.
A mais importante feira de negócios e de design da América Latina será realizada em Bento Gonçalves/RS, de 08 a 12 de março de 2004.
Além de um troféu criado especialmente pelo designer Maurício Azeredo, o vencedor receberá do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama passagem e diárias por dez dias para conhecer projetos de manejo sustentável na Amazônia.
A coordenadora do projeto “Móveis e Design” do LPF/Ibama, engenheira florestal Maria Helena de Souza, ressaltou que o evento é uma excelente oportunidade para promover o uso alternativo de uma grande variedade de espécies pouco conhecidas, porém com qualidades até superiores às preferidas do mercado para a fabricação de móveis.
Poderão concorrer indústrias e estudantes de design brasileiros, escritórios comerciais e autônomos. Cada participante poderá concorrer com até três projetos. O produto ou o protótipo deverá ser entregue até 30 de janeiro próximo.
A taxa de inscrição é de R$ 50,00, para profissionais; e, de R$ 25,00, para estudantes. O depósito, em nome de CNPJ da Movelsul Brasil: 89.341.101/0001-30, deverá ser efetuado na agência 0181-3 do Banco do Brasil, conta corrente: 5.513-1.
Para a fabricação de móveis da categoria Ibama – Movelsul de Madeiras Alternativas não poderão ser utilizadas as seguintes espécies selecionadas pelo LPF como as que sofrem maior pressão do mercado: Açoita-cavalo (Luehea divaricata), Bálsamo ou Caviúna ou Cabreúva-vermelha (Myroxil), Caviúva (Machaerium scleroxylon), Cedro (Cedrela fissilis/C.odorata), Cerejeira (Cerearensis/A.acreana), Freijó (Cordia goeldiana), Imbuia (Ocotea porosa), Jacarandá (Dalbergia nigra), Jacarandá-pardo ou Jacarandá- paulista (Machaerium vill), Canela (Ocotea spp.e Nectandra spp), Louro-pardo (Cordia trichotoma), Mogno (Swietenia macrophylla), Pau-ferro (Caesalpini), Marfim (Balfourodendron
Ibama/Divulgação
riedelianum), Pau-rosa (Aniba duckei), Peroba-rosa (Polyneuron), Perobinha-do-campo (Sweetia nitens), Pinho-do-paraná (Araucaria), Sucupira (Bowdichia nítida/B.virgilioides), Sucupira-amarela (Sweetia Ferreira spectabilis) e Vinhático (Plathymenia foliolosa/P.reticulata). Pinus e Eucalipto também estão incluídas porque são espécies reflorestadas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.