Panorama
 
 
 

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE
RECEBE NOVO PRESIDENTE DA SBPC

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2003

No encontro, Marina Silva conversou sobre transgênicos e recursos genéticos

A ministra Marina Silva recebeu, na noite de terça-feira (29), o novo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candoti, e os professores João Cláudio Todorov, Isac Ruitoam e Gláucia Oliveira.. A ministra falou sobre a posição e o trabalho do ministério em relação aos transgênicos e aos recursos genéticos. Também participaram do encontro o secretário executivo do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), Eduardo Vélez, o gerente do Projeto de Recursos Genético, Rubem Nodari, e do coordenador do Programa de Educação Ambiental, Marcos Sorrentino.
Segundo a ministra, em relação aos transgênicos, o MMA está discutindo dentro do Governo uma política que leve para o licenciamento ambiental. "Nosso esforço é sair desse falso dilema ‘dos contra e dos a favor’. Temos que ter capacidade de avaliar e de ver o melhor uso dessa capacitação", disse. Marina Silva lembrou que, enquanto o Governo define a política para os organismos geneticamente modificados, o ministério já regulamentou os procedimentos para pesquisa e conseguiu a aprovação do Projeto de Lei que obriga a rotulagem dos produtos com transgênicos.
Quanto a preocupação dos cientistas ao acesso as pesquisas de recursos genéticos, a ministra afirmou que o ministério está trabalhando na aprovação, junto ao Congresso Nacional, de uma nova legislação para substituir a Medida Provisória de 2001, que regula o uso dos recursos genéticos. Segundo ela, "o espaço é profícuo para retomar as conversações e aprovar, com mudanças, os projetos que já tramitam no Congresso há nove anos. Enquanto isso o CGEN, junto com o Ibama, Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) estão trabalhando com algumas propostas que visam facilitar o acesso dos cientistas a pesquisa genética.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de Imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.