Panorama
 
 
 

MÍSSEIS DESTRUÍDOS NA ONU ENQUANTO
PAÍSES REÚNEM-SE PARA DISCUTIR DESARMAMENTO

Panorama Ambiental
Genebra – Suíça
Maio de 2003


O Greenpeace afirmou hoje, na abertura da reunião do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP),
que os países que estavam preparados para ir à guerra para desarmar o Iraque devem agir imediatamente a fim de cumprir suas obrigações internacionais de acabar com suas próprias armas nucleares (1).
Para ilustrar seu ponto de vista, os "inspetores" do Greenpeace destruíram diversos mísseis falsos, que carregavam bandeiras das cinco potências nucleares (EUA, Rússia, Reino Unido, França e China), bem como de Israel, Índia e Paquistão, do lado de fora da sede da ONU, onde a reunião do Comitê Preparatório da ONU está sendo realizada (2)."O Greenpeace acredita que a principal lição que podemos tirar da crise no Iraque é de que o Direito Internacional e os tratados para evitar a proliferação de armas devem ser fortalecidos, e não o contrário. As
milhões depessoas que marcharam contra a guerra no Iraque querem ver a atual crise na Coréia do Norte e futuros problemas de proliferação resolvidos através da diplomacia, e não através de ataques militares preventivos.
A longo prazo, o meio mais eficiente para lidar com a questão da proliferação é a lei, aplicada universalmente e igualitariamente para todos os países, e não uma diplomacia bélica unilateral", disse William Peden, do Greenpeace Internacional.A organização ambientalista pacifista disse que a reunião do TNP deve tratar de diversos desafios urgentes ao regime de não-proliferação. A invasão do Iraque levantou uma série de questões sobre a eficácia das instituições multilaterais e a Coréia do Norte retirou-se do tratado no dia 10 de abril de 2003. Além disso, desde 1995, as potências nucleares têm feito quase nenhum progresso rumo ao desarmamento, o que enfraqueceu o Tratado em si.
"Não deve haver padrões diferenciados no que diz respeito às armas nucleares, senão todo o regime de não proliferação será posto em risco", disse Stephanie Mills, do Greenpeace Internacional.
Considerando a atual crise nuclear na Península Coreana, o Greenpeace pede negociações a fim de estabelecer uma zona livre de armas nucleares no nordeste da Ásia. Como primeira medida, a Coréia do Norte deve informar o status de seu programa nuclear, abandonar a busca por armas nucleares e voltar para o TNP.

Notas:

(1) A reunião do Comitê Preparatório do TNP, que acontece entre os dias 28 de abril e 09 de maio, irá iniciar a preparação de recomendações para a Conferência Geral do TNP, em 2005.
(2) A "inspeção" foi realizada na Avenue de Pregny, na entrada da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.