Panorama
 
 
 

15 ÔNIBUS HÍBRIDOS, COM MOTORES DIESEL
E ELÉTRICO, SERÃO TESTADOS EM SP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2003


Uma frota de 15 ônibus híbridos, com motores diesel e elétrico, será testada na cidade de São Paulo para averiguar a viabilidade econômica, técnica e operacional dessa alternativa de transporte público. O teste, com duração de um ano, deverá ser iniciado em dezembro próximo com os ônibus operando em condições comerciais
Pedro Calado/SMA
no corredor entre o Parque D. Pedro II e o Sacomã. O secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, obteve o apoio da Fundação William e Flora Hewlett, de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, que vai colaborar para a viabilidade econômica do projeto custeando a conversão dos veículos e os testes de laboratório e de campo para avaliar o desempenho do sistema híbrido e os níveis de emissão de poluentes e de ruídos. Goldemberg disse, em reunião realizada na terça-feira (1/7), na Secretaria do Meio Ambiente, que se os testes concluírem que os ônibus híbridos constituem uma alternativa técnica e economicamente viável, o transporte coletivo sobre rodas deve seguir esse caminho. “Como a renovação da frota de ônibus deve se dar a cada cinco anos, disse, teremos nesse prazo uma alternativa limpa e silenciosa,
que certamente será valorizada pela população.” Um grupo de trabalho, integrado por órgãos estaduais e municipais, envolvendo ainda os fabricantes dos equipamentos, está definindo um cronograma e metodologias para a realização do teste, que constitui a primeira experiência em escala real a ser realizada no Município de São Paulo, onde os ônibus com motor diesel constituem uma fonte significativa de poluição.

Fundação Hewlett

Para Joseph Ryan, representante da Fundação Hewlett no Brasil, o empenho do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo em implementar o projeto foi decisivo para viabilizar o apoio da instituição, que administra um patrimônio de US$ 5 bilhões para investir em programas sociais. “A fundação desenvolve um projeto global de qualidade do ar em grandes cidades, elegendo como foco principal São Paulo, Cidade do México e Beijin, na China”, explicou. “Daqui a 30 anos, a população mundial deve sofrer um acréscimo de três bilhões de pessoas, que vão viver em áreas urbanas. É preciso que desenvolvamos sistemas de transporte, de uso de energia e de manutenção da qualidade do ar nas próximas duas décadas, para atender as demandas futuras.”
Outro fator que influiu na decisão da fundação é o fato do Brasil contar, atualmente, com a melhor tecnologia de ônibus híbridos. Um veículo com essa tecnologia custa, nos Estados Unidos, US$ 250 mil a mais que um ônibus diesel convencional, enquanto em nosso país o custo adicional para a conversão é de US$ 30 mil. Segundo a Eletra, fabricante dos ônibus híbridos, com sede em São Bernardo do Campo, o veículo custa US$ 100 mil, sendo 5% mais barato que um tróleibus e 30% mais caro que um veículo com motor diesel. A empresa aposta no sucesso do equipamento que, em junho último, obteve o segundo lugar na “The World Technology Summit & Awards”, que é um concurso de tecnologia, cuja importância é equiparada ao Oscar. Um veículo da Eletra já circula em Santiago,
Pedro Calado/SMA
no Chile, além de outros seis na Grande São Paulo, havendo ainda quatro ônibus para demonstração. Segundo o fabricante, os ônibus híbridos utilizam um motor diesel de 80 HP e um motor elétrico que produz 260 HP, enquanto um veículo convencional possui um único motor diesel de 240 HP. Além da energia gerada pelo motor auxiliar, esses veículos aproveitam também a energia cinética, desperdiçada nos veículos convencionais em declives, por exemplo, armazenando-a para aproveitamento nos momentos de maior exigência de potência. Com essa configuração, os ônibus híbrido, segundo a Eletra, apresentam um nível de ruído comparável ao dos tróleibus, emitem 60% menos de poluentes, com um custo operacional 30% menor e vida útil de 15 anos (semelhante à dos tróleibus).

Grupo de trabalho

O grupo de trabalho é integrado por representantes das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, que promoveu a reunião, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e dos Transportes Metropolitanos e das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente e de Transportes. Com a presença de Hal Harvey, diretor do Programa de Meio Ambiente da Fundação Hewlett, e Michael Walsh, consultor internacional com experiência em transporte pública, foi realizada uma primeira reunião, coordenada pela secretário-adjunto do Meio Ambiente, Suani Coelho, para a definição das responsabilidades de cada instituição. Foram abordadas, ainda, questões como especificações dos motores, catalisadores e filtros, combustível e cronograma de testes de emissões e de campo, envolvendo a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IEE - Instituto de Eletrotécnica e Energia, da Universidade de São Paulo, EMTU - Empresa Metropolitana de Transporte Urbano e SPTrans - São Paulo Transporte, que administra o sistema de transporte no Município de São Paulo, além da Eletra.

Fonte: SMA (www.ambiente.sp.gov.br)
Newton Mizuho Miura

 
 
 
 

 

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