Panorama
 
 
 

ATIVISTAS DO GREENPEACE TENTAM ENTREGAR
LIXO NUCLEAR PARA BREMER, NO IRAQUE

Panorama Ambiental
Bagdá – Iraque
Julho de 2003


Ativistas do Greenpeace tentaram entregar hoje ao chefe do governo dos EUA no Iraque, Paul Bremer, um contêiner com uma mistura de urânio conhecida como “yellowcake” (bolo amarelo), na sede da administração em
Bagdá. O recipiente fora encontrado a céu aberto, em uma localidade próxima ao complexo nuclear de Tuwaitha, no sul do país. Funcionários americanos, entretanto, fizeram pouco caso da visita da entidade, e disseram apenas que talvez amanhã pudessem conversar com um representante da assessoria de comunicação de Bremer.
Ainda assim, foi deixada no local uma carta destinada ao dirigente da administração interina, na qual o Greenpeace pede que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, possam retornar ao Iraque, para realizar um levantamento completo sobre a contaminação por radiação no país. A AIEA esteve no país em junho, porém sem a permissão de realizar buscas de fontes radioativas fora da
usina atômica. Há três semanas o Greenpeace vem realizando vistorias nas comunidades situadas próximo a Tuwaitha. Além de ter encontrado o grande contêiner com “yellowcake”, detectou níveis de radioatividade muito acima do normal em várias residências, e descobriu que há moradores que mantém barris provenientes da usina nuclear dentro de suas casas. Em muitos casos, eles os utilizam para o armazenamento de água ou alimentos. No dia 30 de junho, a entidade realizou a troca de barris contaminados por limpos nas redondezas do complexo nuclear.
“O material radioativo que trouxemos para Paul Bremer é apenas uma fração do que ameaça a população de Tuwaitha há meses”, disse Mike Townsley, membro da organização. “Bremer é responsável pela saúde pública no Iraque e precisa imediatamente abrir caminho para a AIEA realizar seu trabalho”.
O governo interino do Iraque, entretanto, insiste que não há perigo ou risco para a saúde da população nas proximidades de Tuwaitha. Com o fim dos principais conflitos da guerra, o complexo nuclear foi deixado sem guardas de segurança, o que possibilitou que fosse alvo de inúmeros saques.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.