Panorama
 
 
 

MOGNO ILEGAL REJEITADO PELOS ESTADOS UNIDOS
É APREENDIDO NA VOLTA AO BRASIL

Panorama Ambiental
Paranaguá (PR) – Brasil
Julho de 2003


O Ibama apreendeu, no Porto de Paranaguá (PR), um container com mais de 45 mil metros quadrados de mogno ilegal laminado, suficiente para pavimentar com essa espécie valiosa uma área correspondente a 6,5 campos de
futebol. O mogno estava a bordo do navio “CVAS New York” e foi embarcado em Norfolk, na Virgínia, em 12 de junho, de volta ao Brasil, por ordem do governo norte-americano. A empresa destinatária - Laminort, de Curitiba, - que havia exportado a madeira para os Estados Unidos, foi multada em R$ 16.092,00 por venda e exportação sem autorização do Ibama. O mogno apreendido foi colocado sob guarda judicial da TCP - Terminal de Containeres de Paranaguá. O carregamento está avaliado em R$ 290.000,00.
Esta é a primeira vez em que um carregamento de mogno ilegal é devolvido ao Brasil. Ativistas do Greenpeace estavam no Porto de Paranaguá acompanhando o trabalho do Ibama.
Eles estenderam uma faixa com o desenho de uma árvore de mogno com o carimbo “Entrada recusada!” e a mensagem: “Mogno, bem-vindo ao lar. Gostou das férias nos EUA?”. “Estamos presenciando um momento histórico para todos aqueles que lutam em defesa da Amazônia e contra a exploração descontrolada e ilegal dos
recursos naturais da região. Finalmente governos estão fazendo sua parte para conter o tráfico internacional de madeira predatória”, disse Nilo d’Ávila, do Greenpeace.
O carregamento de laminados de mogno, perfazendo um volume de 32,184 metros cúbicos, faz parte de um lote de 884 metros cúbicos exportados pela empresa paranaense Laminort em 2002, graças a liminares judiciais. (1) O total exportado corresponde a cerca de 1,2 milhão de metros quadrados de finas lâminas, normalmente de 0,7 milímetros de espessura, usadas para revestimento de painéis, móveis etc. O produto havia chegado aos Estados Unidos no ano passado, e foi apreendido no porto a pedido das autoridades brasileiras. Desde então o
importador americano - M. Bohlke Veneer - travou uma longa batalha judicial na justiça de Washington.
Em abril desde ano, a Corte do Distrito de Columbia deu ganho de causa ao governo americano no processo movido pela M. Bohlke e outros seis importadores de mogno que tiveram seus carregamentos apreendidos entre fevereiro e julho de 2002. O Greenpeace e a ONG Defenders of Wildlife participaram da ação como “Amicus”, alegando que a madeira não poderia ser liberada.
Dados do Ibama mostram que a Laminort se abasteceu de mogno em pelo menos duas empresas que atuam na região da Terra do Meio (PA) envolvidas com exploração ilegal e ligadas à chamada “Máfia do Mogno”.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.