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PARQUE ESTADUAL
CARLOS BOTELHO PROMOVE
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
E MONITORIA
Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Julho de 2003
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1 – IDENTIFICAÇÃO
Curso de Educação
Ambiental e Monitoria;
Carga Horária Semanal: 5 horas/aula (aos
sábados);
Horário previsto: 9:00 às 14:00 horas;
Carga horária total do curso: 40 horas;
Período: 12 de julho a 30 de agosto de 2003;
Número máximo de participantes: 40
Início previsto para a primeira aula: 12
de julho de 2003.
Nome do responsável pelo curso: Célio
Paulo Ferreira / Biólogo
2 – EMENTA
O curso, que será
ministrado em oito aulas de 05 horas, abrangerá
o estudo da Educação Ambiental, formal
e não formal, sua evolução
histórica, aplicação teórica
e prática e sua importância para a
melhoria da qualidade de vida e preservação
ambiental. Abrangerá ainda conceitos sobre
Unidades de Conservação – categorias
e sua importância -, Legislação
Ambiental, Ecoturismo, oficinas de sucata, Pesquisa
Científica, interação sócio-ambiental,
desenvolvimento interpessoal, voluntariado e monitoria
ambiental.
3 – OBJETIVO GERAL
Capacitar o participante
como agente ambiental para que o mesmo desenvolva
no meio onde vive e junto a outras pessoas, conceitos
práticos de Educação Ambiental,
em seu sentido mais amplo, nos pequenos gestos e
atitudes do dia a dia, e ainda, capacitá-lo
para a monitoria ambiental básica em uma
Unidade de Conservação, executando
o acompanhamento e conscientização
de visitantes e, principalmente, evidenciar a possibilidade
de geração de renda em uma região
potencialmente vocacional ao Ecoturismo.
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– OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar e conhecer a gestão
de uma Unidade de Conservação e suas
diversas implicações na região;
· Estudo “In loco” do Parque Estadual “Carlos
Botelho”: características geográficas,
geológicas, ecossistemas, fauna e flora,
histórico;
· Programas desenvolvidos no Parque, principais
projetos de pesquisa;
· Discutir a questão sócio-ambiental
que envolve o Parque, enfocando o “Projeto Rio Preto”,
como alternativa à extração
ilegal do palmito juçara (Euterpe edulis);
· Desenvolver conceitos sobre Ecoturismo,
Educação Ambiental e monitoria ambiental;
· Levantar a questão da água
potável e o risco de seu esgotamento, localizando
o Parque como uma área de relevante papel
na conservação de nascentes;
· Localizar e discutir questões urbanas
como: tipos de degradação e suas formas
de tratamento (lixo, desmatamento, poluição
atmosférica), saneamento básico, entre
outras.
· Promover debates sobre a questão
atual quanto ao PECB (entorno, estrada-parque e
suas conseqüências, interação
sócio-ambiental etc).
CUSTOS
ALIMENTAÇÃO
· O participante
do curso terá direito por aula a dois sanduíches
e refrigerante ou café com leite, dependendo
da disponibilidade do Parque.
Custo estimado alim.
X partic. e palestrantes X quantidade de aulas:
R$ 2,50 X 45 X 8
= R$ 900,00 (Setecentos reais)
MATERIAL
DIDÁTICO
Pastas, papel, cola,
xerox, lápis, canetas, transparências
etc.
Custo estimado: R$ 300,00 (trezentos reais)
CUSTO TOTAL DO CURSO
R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais)
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– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PRIMEIRA SEMANA (12/07):
Célio Ferreira / Biólogo do
PECB:
· Apresentação do curso;
José
Luiz Camargo Maia / Diretor do PECB:
· Gestão de uma Unidade de Conservação.
INTERVALO
Célio
Ferreira:
· A história da Educação
Ambiental – De Estocolmo à Rio 92;
· Agenda 21 – Compromissos e realizações.
· Educação Ambiental – Práticas
desenvolvidas no PECB;
· Unidades de Conservação /
Categorias e importância;
· Legislação Ambiental (Descrição);
· SNUC – Sistema Nacional de Unidades de
Conservação;
· Trilha da Represa.
SEGUNDA SEMANA
(19/07):
Leonice Vaz,
Lenice / Estudantes do curso de Turismo (IIES) e
estagiárias do Parque:
· Turismo: conceitos e definições;
· Demanda turística, estatísticas
e perspectivas;
· Turismo agroecológico;
· Potencial turístico da região
de São Miguel Arcanjo.
· Recreação;
· Técnicas e dinâmicas de recreação
com grupos.
TERCEIRA
SEMANA (25/07):
Beatriz de
Mello Beisiegel / Pós–Doutoranda / Pesquisadora
· O que é Pesquisa Científica?;
· “Projeto cachorro-do-mato” (Cerdocyon thous);
· “Projeto Censo da fauna que usa a Rodovia
SP 139”;
· Interação da Pesquisa Científica
com o Conselho Consultivo do Parque.
INTERVALO;
Célio
Paulo Ferreira:
· Técnicas de condução
de grupos;
· Operacionalização da monitoria
no PECB;
· Utilização de equipamentos
eletro-eletrônicos;
· Interpretação dos instrumentos
de EA no Parque;
· Trilha da Canela
QUARTA SEMANA
(02/08):
Tereza dos
Passos / Artesã
· A reutilização como instrumento
de Educação Ambiental;
· Oficina de sucata com material reciclável
(cestaria com jornal).
QUINTA SEMANA
(09/08)
Armando Simões
Rossi
· Drogas: principais tipos, efeitos, riscos
e prevenção
INTERVALO:
Elsa Fogaça
/ Monitora do PECB
· A utilização de terrário
de plantas como instrumento de Educação
Ambiental;
· Projeto “Melhor Idade no Parque”;
· Lojinha do Parque: finalidade, envolvimento
da equipe, responsabilidade.
SEXTA SEMANA
(16/08):
Célio
Ferreira
· Parque Estadual “Carlos Botelho” (estudo
de campo);
· Geografia, geologia, ecossistema, criação
do Parque;
· Estudo da Rodovia SP 139 / Estrada-parque;
· PECB e a importância de projetos
sócio-ambientais no seu entorno;
INTERVALO;
Célio
Ferreira (fixação de conceitos e simulações);
· Apresentação de seminários;
· Operacionalização da monitoria
no PECB;
· Utilização de equipamentos
eletro-eletrônicos;
· Interpretação dos instrumentos
de EA no Parque;
· Trilha dos Fornos.
SÉTIMA SEMANA (23/08):
Sergio Estepan
Kahvedjian / Psicólogo (Projeto Inter-Rios):
· Psicologia aplicada (desenvolvimento interpessoal);
· Dinâmicas de grupos.
INTERVALO;
Orlando Montenegro
/ (Projeto Inter-Rios)
· Técnicas de nós com cordas;
· Sobrevivência na mata;
· Técnicas de condução
de grupos II.
OITAVA SEMANA (30/08):
Corpo de Bombeiros Mirins de Itapetininga:
· Primeiros Socorros
INTERVALO;
Célio Paulo Ferreira
· Discussão e encerramento do curso;
· Entrega de certificados.
6 – METODOLOGIA
DE ENSINO
· Aulas teórico-práticas,
com os seguintes recursos:
Aula teórica (expositiva): Centro de Visitantes
do PECB, com uso do quadro negro e uso de multimídia
(exibição de vídeos, retroprojetor
e eventualmente, projetor de slides).
· Aula teórica (interativa): estudo
dirigido em sala de aula e resolução
de exercícios, individual ou em pequenos
grupos, após a aula expositiva;
· Aula prática: trabalho em campo,
com interpretação de trilhas do Parque;
· Apresentação de seminários,
com temas correlatos;
· Oficinas de educação ambiental;
7 – METODOLOGIA
DE AVALIAÇÃO
Provas escritas:
· Prova dissertativa, sem consulta e individual.
Outros instrumentos:
· Estudo dirigido/estudo de caso.
Critérios
de avaliação:
· Capacidade de síntese, raciocínio
lógico, participação individual
e em
grupo, assiduidade.
· Certificado:
os alunos que obtiverem no mínimo 75% de
freqüência, ao final do curso receberão
certificado de conclusão, expedido pelo Parque
Estadual “Carlos Botelho”.
8 – BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
SÃO PAULO.
Agenda 21: Do global ao Local. Secretaria Municipal
do Verde e do Meio Ambiente. São Paulo: A
Secretaria, 1998.
SÃO PAULO.
Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação
Ambiental. Guia Pedagógico do Lixo: São
Paulo: SMA, 1998.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Nosso futuro comum. Rio de janeiro. FGV, 1998.
CEDEC. Centro de Estudos de Cultura Contemporânea.
Debates Sócio Ambientais, N° 10. São
Paulo. Cedec, 1997
BENI, M.C. Análise estrutural do turismo.
São Paulo. Senac, 1998.
VASCONCELLOS, J. Trilhas interpretativas: aliando
educação e recreação.
In: I° Congresso Nacional de Unidades de Conservação.
Curitiba, 1997.
ECOBRASIL – Associação Brasileira
de Ecoturismo. www. ecobrasil.org.br
2002.
LINDBERG, K , HAWKINS, E. Ecoturismo, um guia de
planejamento e gestão. São Paulo.
Senac, 1995.
OBSERVAÇÕES
FINAIS:
· O curso
direcionará suas vagas preferencialmente,
aos voluntários que prestam serviços
no Parque, a alunos das escolas dos bairros Abaitinga
e Guararema e posteriormente a pessoas interessadas,
preferencialmente, adolescentes.
· O participante
não terá nenhum custo com o curso,
exceto com o seu transporte, ficando neste aspecto
o Parque Estadual “Carlos Botelho”, isento de quaisquer
despesas.
· As inscrições
deverão ser efetuadas com antecedência
mínima de uma semana ao início das
aulas, pessoalmente ou por telefone.
· Na última
aula do curso, os pais dos participantes serão
convidados para recepção de encerramento
e entrega de certificados.
Fonte: PE Carlos Botelho
Célio Paulo Ferreira