Panorama
 
 
 

PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO PROMOVE
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MONITORIA

Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Julho de 2003

1 – IDENTIFICAÇÃO

Curso de Educação Ambiental e Monitoria;
Carga Horária Semanal: 5 horas/aula (aos sábados);
Horário previsto: 9:00 às 14:00 horas;
Carga horária total do curso: 40 horas;
Período: 12 de julho a 30 de agosto de 2003;
Número máximo de participantes: 40
Início previsto para a primeira aula: 12 de julho de 2003.
Nome do responsável pelo curso: Célio Paulo Ferreira / Biólogo

2 – EMENTA

O curso, que será ministrado em oito aulas de 05 horas, abrangerá o estudo da Educação Ambiental, formal e não formal, sua evolução histórica, aplicação teórica e prática e sua importância para a melhoria da qualidade de vida e preservação ambiental. Abrangerá ainda conceitos sobre Unidades de Conservação – categorias e sua importância -, Legislação Ambiental, Ecoturismo, oficinas de sucata, Pesquisa Científica, interação sócio-ambiental, desenvolvimento interpessoal, voluntariado e monitoria ambiental.

3 – OBJETIVO GERAL

Capacitar o participante como agente ambiental para que o mesmo desenvolva no meio onde vive e junto a outras pessoas, conceitos práticos de Educação Ambiental, em seu sentido mais amplo, nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia, e ainda, capacitá-lo para a monitoria ambiental básica em uma Unidade de Conservação, executando o acompanhamento e conscientização de visitantes e, principalmente, evidenciar a possibilidade de geração de renda em uma região potencialmente vocacional ao Ecoturismo.

4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar e conhecer a gestão de uma Unidade de Conservação e suas diversas implicações na região;
· Estudo “In loco” do Parque Estadual “Carlos Botelho”: características geográficas, geológicas, ecossistemas, fauna e flora, histórico;
· Programas desenvolvidos no Parque, principais projetos de pesquisa;
· Discutir a questão sócio-ambiental que envolve o Parque, enfocando o “Projeto Rio Preto”, como alternativa à extração ilegal do palmito juçara (Euterpe edulis);
· Desenvolver conceitos sobre Ecoturismo, Educação Ambiental e monitoria ambiental;
· Levantar a questão da água potável e o risco de seu esgotamento, localizando o Parque como uma área de relevante papel na conservação de nascentes;
· Localizar e discutir questões urbanas como: tipos de degradação e suas formas de tratamento (lixo, desmatamento, poluição atmosférica), saneamento básico, entre outras.
· Promover debates sobre a questão atual quanto ao PECB (entorno, estrada-parque e suas conseqüências, interação sócio-ambiental etc).

CUSTOS

ALIMENTAÇÃO

· O participante do curso terá direito por aula a dois sanduíches e refrigerante ou café com leite, dependendo da disponibilidade do Parque.

Custo estimado alim. X partic. e palestrantes X quantidade de aulas:
R$ 2,50 X 45 X 8
= R$ 900,00 (Setecentos reais)

MATERIAL DIDÁTICO

Pastas, papel, cola, xerox, lápis, canetas, transparências etc.
Custo estimado: R$ 300,00 (trezentos reais)

CUSTO TOTAL DO CURSO
R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais)

5 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


PRIMEIRA SEMANA (12/07):
Célio Ferreira / Biólogo do PECB:
· Apresentação do curso;

José Luiz Camargo Maia / Diretor do PECB:
· Gestão de uma Unidade de Conservação.

INTERVALO

Célio Ferreira:
· A história da Educação Ambiental – De Estocolmo à Rio 92;
· Agenda 21 – Compromissos e realizações.
· Educação Ambiental – Práticas desenvolvidas no PECB;
· Unidades de Conservação / Categorias e importância;
· Legislação Ambiental (Descrição);
· SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação;
· Trilha da Represa.

SEGUNDA SEMANA (19/07):

Leonice Vaz, Lenice / Estudantes do curso de Turismo (IIES) e estagiárias do Parque:
· Turismo: conceitos e definições;
· Demanda turística, estatísticas e perspectivas;
· Turismo agroecológico;
· Potencial turístico da região de São Miguel Arcanjo.
· Recreação;
· Técnicas e dinâmicas de recreação com grupos.

TERCEIRA SEMANA (25/07):

Beatriz de Mello Beisiegel / Pós–Doutoranda / Pesquisadora
· O que é Pesquisa Científica?;
· “Projeto cachorro-do-mato” (Cerdocyon thous);
· “Projeto Censo da fauna que usa a Rodovia SP 139”;
· Interação da Pesquisa Científica com o Conselho Consultivo do Parque.

INTERVALO;

Célio Paulo Ferreira:
· Técnicas de condução de grupos;
· Operacionalização da monitoria no PECB;
· Utilização de equipamentos eletro-eletrônicos;
· Interpretação dos instrumentos de EA no Parque;
· Trilha da Canela

QUARTA SEMANA (02/08):

Tereza dos Passos / Artesã
· A reutilização como instrumento de Educação Ambiental;
· Oficina de sucata com material reciclável (cestaria com jornal).

QUINTA SEMANA (09/08)

Armando Simões Rossi
· Drogas: principais tipos, efeitos, riscos e prevenção

INTERVALO:

Elsa Fogaça / Monitora do PECB
· A utilização de terrário de plantas como instrumento de Educação Ambiental;
· Projeto “Melhor Idade no Parque”;
· Lojinha do Parque: finalidade, envolvimento da equipe, responsabilidade.

SEXTA SEMANA (16/08):

Célio Ferreira
· Parque Estadual “Carlos Botelho” (estudo de campo);
· Geografia, geologia, ecossistema, criação do Parque;
· Estudo da Rodovia SP 139 / Estrada-parque;
· PECB e a importância de projetos sócio-ambientais no seu entorno;

INTERVALO;

Célio Ferreira (fixação de conceitos e simulações);
· Apresentação de seminários;
· Operacionalização da monitoria no PECB;
· Utilização de equipamentos eletro-eletrônicos;
· Interpretação dos instrumentos de EA no Parque;
· Trilha dos Fornos.


SÉTIMA SEMANA (23/08):

Sergio Estepan Kahvedjian / Psicólogo (Projeto Inter-Rios):
· Psicologia aplicada (desenvolvimento interpessoal);
· Dinâmicas de grupos.

INTERVALO;

Orlando Montenegro / (Projeto Inter-Rios)
· Técnicas de nós com cordas;
· Sobrevivência na mata;
· Técnicas de condução de grupos II.


OITAVA SEMANA (30/08):
Corpo de Bombeiros Mirins de Itapetininga:
· Primeiros Socorros

INTERVALO;
Célio Paulo Ferreira
· Discussão e encerramento do curso;
· Entrega de certificados.

6 – METODOLOGIA DE ENSINO

· Aulas teórico-práticas, com os seguintes recursos:
Aula teórica (expositiva): Centro de Visitantes do PECB, com uso do quadro negro e uso de multimídia (exibição de vídeos, retroprojetor e eventualmente, projetor de slides).
· Aula teórica (interativa): estudo dirigido em sala de aula e resolução de exercícios, individual ou em pequenos grupos, após a aula expositiva;
· Aula prática: trabalho em campo, com interpretação de trilhas do Parque;
· Apresentação de seminários, com temas correlatos;
· Oficinas de educação ambiental;

7 – METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Provas escritas:
· Prova dissertativa, sem consulta e individual.

Outros instrumentos:
· Estudo dirigido/estudo de caso.

Critérios de avaliação:
· Capacidade de síntese, raciocínio lógico, participação individual e em
grupo, assiduidade.

· Certificado: os alunos que obtiverem no mínimo 75% de freqüência, ao final do curso receberão certificado de conclusão, expedido pelo Parque Estadual “Carlos Botelho”.

8 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SÃO PAULO. Agenda 21: Do global ao Local. Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. São Paulo: A Secretaria, 1998.

SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação Ambiental. Guia Pedagógico do Lixo: São Paulo: SMA, 1998.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Rio de janeiro. FGV, 1998.
CEDEC. Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Debates Sócio Ambientais, N° 10. São Paulo. Cedec, 1997
BENI, M.C. Análise estrutural do turismo. São Paulo. Senac, 1998.
VASCONCELLOS, J. Trilhas interpretativas: aliando educação e recreação. In: I° Congresso Nacional de Unidades de Conservação. Curitiba, 1997.
ECOBRASIL – Associação Brasileira de Ecoturismo. www. ecobrasil.org.br
2002.
LINDBERG, K , HAWKINS, E. Ecoturismo, um guia de planejamento e gestão. São Paulo. Senac, 1995.

OBSERVAÇÕES FINAIS:

· O curso direcionará suas vagas preferencialmente, aos voluntários que prestam serviços no Parque, a alunos das escolas dos bairros Abaitinga e Guararema e posteriormente a pessoas interessadas, preferencialmente, adolescentes.

· O participante não terá nenhum custo com o curso, exceto com o seu transporte, ficando neste aspecto o Parque Estadual “Carlos Botelho”, isento de quaisquer despesas.

· As inscrições deverão ser efetuadas com antecedência mínima de uma semana ao início das aulas, pessoalmente ou por telefone.

· Na última aula do curso, os pais dos participantes serão convidados para recepção de encerramento e entrega de certificados.

Fonte: PE Carlos Botelho
Célio Paulo Ferreira

 
 
 
 

 

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