Panorama
 
 
 

POPULAÇÃO DE ARARAS-AZUIS-DE-LEAR AUMENTA 5%

Panorama Ambiental
Jeremoabo (PE) – Brasil
Julho de 2003


Divulgação/Ibama
A população de araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) no sertão da Bahia aumentou cinco por cento (5%) nos últimos doze meses. De 412, a população saltou para 455 indivíduos, conforme dados do novo censo da espécie que terminou ontem na região dos municípios de Jeremoabo e Canudos, no nordeste do estado.
O levantamento foi coordenado pelo do Centro de Pesquisa para a Conservação de Aves Silvestres-Cemave, do Ibama. A arara-azul-de-lear é considerada uma das aves mais ameaçadas de extinção do mundo. Além da população selvagem na Caatinga baiana, restam apenas 41 araras dessa espécie em cativeiro.
De acordo com o biólogo João Luis do Nascimento, chefe do Cevam, a recuperação da população de araras-azuis-de-lear verificada ao longo dos últimos anos deve-se à intensificação dos trabalhos de campo realizado com a espécie em sua área de ocorrência.
Segundo ele, a presença dos pesquisadores no campo em tempo integral, As campanhas de fiscalização e o envolvimento das comunidades da região com a conservação das araras são fatores que ajudam a inibir o tráfico das aves, tido como a principal ameaça para essa espécie. Em 1988, a população de araras-azuis-de-lear na natureza chegou ao alarmante número de 170 indivíduos.
A captura ilegal das aves destinada ao mercado internacional foi um dos principais motivos que quase levaram a espécie à extinção.
Além do tráfico, a degradação ambiental da Caatinga também empurrou As raríssimas araras para a situação de risco. É que o principal alimento das aves, a palmeira do licuri (Syagrus coronata), também tornou-se escasso no sertão devido ao pastoreio e ao manejo inadequado da Caatinga, um bioma pouco conhecido mas bastante ameaçado.
Com os dados obtidos no âmbito do Projeto de Conservação da Arara-Azul-de-Lear, espera-se poder colaborar para o estabelecimento de práticas agro-pastoris sustentáveis na região. Do ponto de vista científico, a principal meta a partir de agora é a ampliação do conhecimento sobre a biologia reprodutiva da espécie.
“Ainda não se sabe ao certo quantos ovos cada fêmea produz na estação de reprodução, o número de filhotes que nascem, as perdas naturais e outros dados importantes para o estabelecimento de estratégias de proteção” explica o chefe do Cemave.
As araras fazem os ninhos em paredões de arenito muito altos, quase inacessíveis aos pesquisadores. Para chegar a eles, os biólogos ligados ao projeto estão sendo treinados em cursos de rappel, o que facilitará o acesso dos estudiosos.
O Ibama também dotará de infra-estrutura a Estação Ecológica do Raso da Catarina, unidade de conservação do instituto que encontra-se na área de ocorrência da arara-azul-de-lear. Com a instalação de novas bases de apoio do trabalho de campo será possível intensificar a fiscalização na área.
Ascom (61)316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.