Panorama
 
 
 

1ª DAMA DO ESTADO DE SP ABRE
ESPAÇO SENSORIAL NO JARDIM BOTÂNICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2003


José Jorge/SMA
A primeira-dama do Estado, d. Maria Lúcia Alckmin, inaugurou nesta quarta-feira (3/9), às 9,30 horas, a 6ª Fiaflora – Feira Internacional do Paisagismo, Jardinagem e Floricultura, no Centro de Exposições Imigrantes. Em seguida, dirigiu-se ao Jardim Botânico de São Paulo onde abriu o espaço sensorial batizado de Jardim dos Sentidos, destinado para a sensibilização do público, especialmente de portadores de deficiências, que poderão experimentar texturas, sentir aromas e ouvir sons. O Jardim dos Sentidos foi instalado em parceria com os organizadores da Fiaflora, ficando aberto para visitação no período de 3 a 7 de setembro, na Avenida Miguel Stéfano, 3.031, no bairro da Água Funda. Desenvolvido por paisagistas, é um projeto de educação ambiental, onde os visitantes poderão sentir texturas, formas e aromas tocando plantas de espécies como a lavanda, gerânio aromático, hortelã, alecrim, capim-limão, copo de leite e outros.

A sensibilização se completa com sons provindos de cascatas, que despejam as águas de uma nascente do Riacho do Ipiranga, em um espelho d’água.

Os arquitetos contaram com a consultoria de Valdelino dos Santos Pinheiro, funcionário do Instituto de Botânica, onde trabalha com mudas de plantas. Valdelino é portador de deficiência visual e foi ele quem sugeriu que o caminho em meio às plantas, que não dispunha de corrimãos, fosse munido de guias com 2 cm de altura onde eles pudessem bater a bengala e se locomoverem. Outra sugestão foi a colocação de placas em “braille” com os nomes populares e científicos das plantas.
SMA/Divulgação
SMA/Divulgação

Além disso, a visitação contará com o acompanhamento de um monitor para explicar a dinâmica do jardim. “Esta aproximação do Jardim Botânico com os paisagistas já está, certamente, propiciando a utilização de espécies nativas no paisagismo, aproveitando o suporte técnico e científico, oferecido por nós, para a seleção das espécies que devem ser conservadas por meio de sua utilização”, disse Luiz Mauro Barboza, diretor do Instituto de Botânica.

 

Fonte: SMA (www.ambiente.sp.gov.br)
Wanda Carrilho


 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.