Panorama
 
 
 

APROVADOS PROJETOS PARA COMUNIDADES
DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

O IBAMA através do Projeto de Apoio ao Manejo Florestal na Amazônia – (ProManejo) aprovou seis projetos, num total de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), para fortalecimento da gestão participativa e organização comunitária, manejo florestal e implantação de sistema agroflorestais na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará. A aprovação se deu com base nas análises e recomendações do Fórum de Integração e Planejamento de Manejo Comunitário da Flona.
Dentro das iniciativas aprovadas tem os projetos da ASMIPRUT, uma das associações inter - comunitárias da FLONA, que prevê a contratação de técnicos para darem assessoria aos seus projetos. Este fato é inovador, pois pela primeira vez, uma associação local estará fazendo a gestão integral do seu projeto, tanto de recursos quanto de coordenação do trabalho de seus técnicos.
A comunidade de São Domingos implantará um projeto de manejo florestal e um para melhoria do processo de produção, comercialização, qualidade e marketing do couro ecológico. As comunidades de São Domingos, Pedreira e Nazaré serão contempladas com ações para melhorar o processo de produção, comercialização, qualidade e marketing de óleos vegetais de Andiroba e Copaíba, bem como a qualidade de vida das famílias envolvidas.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM vai implantar junto com as comunidades de Itapaiuna e Prainha projetos de manejo florestal com a finalidade de diversificar a renda familiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas direta e indiretamente envolvidas.
O Projeto Saúde e Alegria vai assessorar as comunidades de Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Pedreira, Piquiatuba, Nazaré, Tauari, Santa Clara, Maguari, Pedreira, Piquiatuba e Nazaré Assessorar tecnicamente a implantação de Sistemas Agroflorestais.
Por meio da Portaria 040, de 22 de agosto, o IBAMA também aprovou a elaboração, em caráter experimental e piloto, de um projeto por parte das comunidades tradicionais de manejo florestal de uso múltiplo na área de uso intensivo da Floresta Nacional do Tapajós. É uma iniciativa pioneira que pode gerar efeitos demonstrativos para outras unidades de conservação de uso sustentável da região.
As ações apoiadas pelo IBAMA, segundo o Diretor de Florestas Antônio Carlos Hummel, “ são iniciativas envolvendo organização social, geração de renda, uso e acesso aos recursos florestais de forma adequada, resgatam o saber tradicional das populações, contribuem significativamente com a diversidade biológica, fortalecem as relações entre meio ambiente e homem.
Desta forma, também há o fortalecimento da gestão participativa do uso dos recursos em UC, bem como pode servir de referencia para as políticas publicas em Florestas Nacionais na Amazônia”.
Ascom – (61) 316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.