Panorama
 
 
 

BRASIL MOSTRARÁ NA ÁFRICA EXPERIÊNCIA
NA CONSERVAÇÃO DE CARNÍVOROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

O Brasil levará para o Congresso Mundial de Parques, de 8 a 17 de setembro, em Durban, na África do Sul, a experiência acumulada ao longo de vários anos pesquisa e de trabalhos desenvolvidos no campo sobre a interação entre predadores naturais, sobretudo onças, e a populações humanas. Os pesquisadores Peter Crashaw (Floresta Nacional de São Francisco de Paula/Ibama) e Rogério Cunha de Paula (Centro Nacional de Pesquisa para Conservação dos Predadores Naturais-Cenap/Ibama) farão palestras e coordenarão grupos em um wokshop que discutirá problemas e soluções para os conflitos entre os predadores e populações humanas em regiões rurais e urbanas.
Um dos principais objetivos do workshop será estabelecer uma rede de especialistas de todo o planeta que trabalham diretamente com problemas ligados à interação de animais selvagens e comunidades humanas nos cinco continentes. O estabelecimento do grupo de especialistas será coordenado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), responsável pela organização do evento. A IUCN mantém diversos outros grupos de especialistas semelhantes que tratam com temas também relacionados à conservação da vida selvagem.
O futuro grupo, do qual os pesquisadores brasileiros serão os representantes da América do Sul, deverá traçar as linhas para uma ação global que possa minimizar os impactos negativos da interação homem/predadores. O desafio tem escala mundial, mas os fatos ocorrem em âmbito local, no interior de cada país. “É preciso olhar a questão de modo global devido às semelhanças que se verificam nesse aspecto em vários países, mas agir de maneira local”, enfatiza Rogério de Paula.
Conforme o especialista, cada país participante do encontro deverá apresentar situações cujo foco seja a interação dos animais e populações humanas. Problemas desse nível ocorrem em todos os países. A participação brasileira no evento deverá enfatizar o modo como a diversidade sócio-econômica e cultural do País resulta em situações de conflito entre o homem e os animais.
Rogério de Paula compara a caça praticada por populações pobres do Brasil como forma de subsistência àquela praticada por algumas elites com o único objetivo de diversão, como é o caso das temporadas anuais de caça realizadas no Rio Grande do Sul. Cita ainda a caça motivada por aspectos culturais, como no Pantanal - onde matar uma onça é símbolo de masculinidade – ou mesmo o abate de predadores por proprietários rurais que se acham prejudicados economicamente.
Esse fato ocorre em praticamente todo o território nacional. “Precisamos estabelecer novos modos de relacionamento entre os homens e os animais, já que a sobrevivência da fauna selvagem é fundamental para o equilíbrio ecológico. Sem esse equilíbrio, o homem é diretamente afetado. Caso não haja uma convivência harmoniosa, alerta o pesquisador, poderemos viver um caos ecológico.
Ascom - (61) 316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.