Panorama
 
 
 

COMBATE AO FOGO É INTENSIFICADO
NO PARQUE DE ILHA GRANDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Cerca de 50 brigadistas voluntários estão se revezando no trabalho de combate ao incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande (PR), contando com a ajuda de dois helicópteros, um deles equipado com helibalde. Na passagem do satélite NOAA-12, ontem à tarde, ainda havia focos de calor na área limítrofe da unidade de conservação.
O combate ao fogo também está sendo intensificado no Parque Nacional de Pacaás Novos (RO), com a participação de 21 brigadistas do Prevfogo/Ibama e um helicóptero. A Floresta Nacional Carajás (PA) já está livre do incêndio que chegou a mobilizar até 80 homens no combate. Mesmo assim, o Ibama vem mantendo a unidade sob Alerta Amarelo, e realizando monitoramentos permanentes para evitar que novos focos venham ameaçar a unidade.
Hoje, o Ibama colocou a Floresta Nacional Purus (AM) em Alerta Amarelo, diante da identificação de vários focos de calor no interior da unidade. Permanecem em Alerta Amarelo o Parque Nacional da Serra do Divisor (AC), o Parque Nacional da Serra das Confusões (PI), as Florestas Nacionais de Jamari e Bom Futuro, e as Reservas Biológicas do Jarú e Guaporé, em Rondônia, e o Parque Nacional do Araguaia e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no Tocantins.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) saiu hoje do Alerta Vermelho, com a extinção do incêndio no interior da unidade. Brigada do Prevfogo/Ibama realizou monitoramento na Estação Ecológica de Uruçuí-Una (PI) diante da queima controlada de roçados em propriedades particulares. Na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO) foi constatada a presença de focos de calor nos limites da unidade.
Entraram hoje em Alerta Verde as terras indígenas de Camicuã (AM), Bacurizinho, Areões II, Irantxe e Capoto/Jarina (MT), Inawebohona, Kraolândia e Xerente (TO). Continuam em Alerta Verde as reservas de Areões, Parque do Xingu, Pimentel Barbosa (MT) e Parque do Araguaia (TO).
Ascom - (61)316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.