Panorama
 
 
 

COMÉRCIO DE SEMENTES SERÁ
UM BOM NEGÓCIO PARA OS ÍNDIOS KAYAPÓ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Os índios Kayapó, habitantes do Pará e do Mato Grosso, estão buscando um novo recurso para combater o comércio ilegal de madeiras de lei, no interior de suas terras: é o comércio de sementes de árvores nobres. A iniciativa tem o apoio da Funai, por meio de sua Coordenação Geral de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente (CGPIMA) e do Clube da Semente do Brasil. No ano passado, a coordenação de Proteção às Terras Indígenas do CGPIMA, levou um grupo lideranças Kaiapó para conhecer o Clube da Semente, localizado em Olhos D’Água, a 80 kilômetros de Brasília.
Devido a necessidades econômicas e falta de alternativa para garantir sua sobrevivência, os índios Kayapó têm comercializado árvores que são consideradas sua fonte de maior riqueza. É o caso do mogno, madeira de lei usada, entre outras coisas, na fabricação de móveis de luxo. Mas os Kayapó negociam essa madeira a um preço muito abaixo do valor, R$50, o que acaba gerando um prejuízo aos próprios índios, além de prejudicar o meio ambiente, pois o mogno demora uns 30 anos para chegar a fase adulta. Vender as sementes das árvores seria um negócio lucrativo, pois os índios poderiam ganhar anualmente R$ 180 por árvore e a mesma permaneceria intacta.
Assim a Funai e o Clube da Semente pretendem firmar um acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Federação dos Povos Indígenas Kayapó para afastar os índios do comércio de madeira. ”Nosso Objetivo é encontrar alternativas econômicas para eles, mostrando a enorme riqueza que possuem”, diz o presidente do Clube da Semente do Brasil, situado em Brasília, Antônio Fernandes.

Fonte: Funai (www.funai.gov.br)
Ana Paula de Souza e Simone Cavalcanti

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.