Panorama
 
 
 

CURSO SUPERIOR INDÍGENA É OFICIALIZADO PELA UFRR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Apesar do início das aulas ter sido em 1º de julho, só agora o curso de Licenciatura Plena Intercultural Indígena, formação de professores indígenas em terceiro grau, teve seu reconhecimento oficial como curso superior pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). A primeira turma, com 60 professores indígenas, encerrou o primeiro bimestre na quinta-feira passada (28), último recesso escolar. As aulas teóricas do curso serão ministradas nas férias escolares, janeiro e fevereiro, e recessos, julho e agosto. No período em que os professores cursistas estiverem em sala de aula nas aldeias, levarão trabalhos para serem apresentados em seu retorno ao campus da UFRR, em Boa Vista (RR). A duração completa do curso é de cinco anos. Os dois primeiros serão voltados para oferecer formação pedagógica específica. Nos outros três, os professores poderão optar por se especializarem em Ciências sociais, Ciências da natureza ou Comunicação e arte.
A idéia do curso partiu dos próprios índios, em meados do ano 2000, e só foi concretizada graças ao empenho da professora Maria Auxiliadora de Souza Melo, a Dora, falecida dias após a aula inaugural. Eles entraram em contato com a UFRR e com a Fundação Nacional do Índio. Dora formou o Núcleo Insirikan de Formação Superior Indígena dentro da universidade, com a participação efetiva de professores da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir). "No processo de seleção haviam 360 candidatos para as 60 vagas", lamenta a consultora da Unesco na Funai, Tânia Maria Ferreira, da Coordenação Geral de Educação. As aulas estão sendo elaboradas por professores da própria UFRR, da Universidade Federal de Goiás e por profissionais da Funai. A pretensão é que a cada ano uma turma de sessenta alunos seja aberta e que mais de seiscentos professores indígenas se formem.

Fonte: Funai (www.funai.gov.br)
Leilane Alves

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.