Panorama
 
 
 

DIMINUEM FOCOS DE CALOR EM ASSENTAMENTO NO ACRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Os focos de incêndio que chegaram a provocar estado de alerta na comunidade de Alcobras, no Acre, estão diminuindo segundo informações recebidas hoje pelo Prevfogo/Ibama. Os dados de satélite registraram na madrugada de hoje apenas 26 focos restantes. Alcobras é uma área de assentamento do Incra, situada no município de Capixaba. Segundo o coordenador do Prevfogo, Heloiso Figueiredo, trata-se de área antropizada (modificada pela ação do homem), com ocorrência predominante de capoeiras e capinzais.
As informações recebidas até ontem à noite indicavam que os focos de incêndios estavam sob controle. Mesmo assim, o Ibama está enviando ao Acre gerentes de área do Mato Grosso, com experiência em controle de incêndios florestais, para monitorar os trabalhos na região.
Nessa época do ano, o Acre é um dos estados que mais sofrem com as queimadas. Embora detenha a maior incidência de áreas verdes, o estado é penalizado com as queimadas por estar situado no sopé da cordilheira dos Andes, que recebe correntes atmosféricas que afetam a região e concentram a fumaça produzida por queimadas de outros estados.
O Ibama colocou hoje, sob Alerta Vermelho, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), depois de constatar um incêndio no interior da unidade. Uma equipe de 21 brigadistas do Prevfogo está atuando no combate. O Parque Nacional de Ilha Grande (PR) continua hoje em Alerta Vermelho. Segundo o Prevfogo, brigadas voluntárias municipais estão atuando no local com apoio de um helicóptero. O Parque Nacional de Pacaás Novos (RO) continua sob Alerta Vermelho, com mais de 20 homens mobilizados no combate aos focos de incêndio no interior da unidade. Um helicóptero do Ibama foi deslocado para o parque e está sendo utilizado no transporte de pessoal e no controle das queimadas com o helibalde.
Estão sob Alerta Amarelo o Parque Nacional da Serra do Divisor (AC), a Floresta Nacional de Carajás (PA), o Parque Nacional da Serra das Confusões (PI), a Floresta Nacional de Jamari, Floresta Nacional Bom Futuro, Reserva Biológica do Jarú e Reserva Biológica do Guaporé, em Rondônia; além do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no Tocantins.
Entraram hoje em Alerta Verde as terras indígenas de Areões, Areões I, Naruwoto, Panara, Parabubure e Pimentel Barbosa, no Mato Grosso; Rio Mequens, em Rondônia, e Parque do Araguaia, no Tocantins. Continua sob Alerta Verde o Parque do Xingu, no Mato Grosso.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.