Panorama
 
 
 

FNMA TEM R$ 11,9 MILHÕES PARA ONGS E GOVERNOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

O Fundo Nacional de Meio Ambiente vai financiar projetos direcionados à construção de Agendas 21 locais e à gestão participativa nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Os recursos anunciados em dois editais serão destinados majoritariamente ao desenvolvimento de políticas locais para a sustentabilidade. Dos 11,9 milhões de reais disponíveis, 9,8 milhões são para a elaboração das Agendas 21 locais e os 2,1 milhões restantes, para fortalecer a participação social no gerenciamento de áreas protegidas por meio de Conselhos de caráter consultivo ou deliberativo.
Os editais lançados (2/2003 e 3/2003) visam a mobilização social e a construção de parcerias multissetoriais para a gestão ambiental. Pela primeira vez, o FNMA incorporou ao processo de elaboração de editais, a participação de equipes de cinco ministérios a fim de conciliar a conservação ambiental com ações em saúde, cultura, segurança alimentar e desenvolvimento físico-territorial, previstas em programas prioritários do governo.
Construção de Agendas 21 locais - Os projetos selecionados vão contemplar um conjunto básico de atividades que possibilitem a elaboração de políticas locais de desenvolvimento sustentável, desde a capacitação de atores sociais para a co-gestão da Agenda 21 até a definição de prioridades e a construção de planos de ação. Em função das parcerias entre os ministérios do Meio Ambiente, da Segurança Alimentar, Saúde, Cultura e Cidades, os projetos a serem realizados estarão integrados a cinco programas, projetos e ações governamentais que visam o desenvolvimento sustentável: o Fome Zero; o Programa Monumenta, de recuperação sustentável do patrimônio histórico urbano brasileiro sob tutela do governo federal; o Projeto Orla, de preservação ambiental e patrimonial dos espaços litorâneos; o conjunto de ações de prevenção e controle dos fatores de riscos ambientais relacionados às doenças; o Programa de Desenvolvimento Institucional, Capacitação e Apoio ao Planejamento Territorial, que visa o desenvolvimento físico-territorial em bases sustentáveis; o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais - PPG7 e o Subprograma de Políticas de Recursos Naturais, que contribuem para a definição e implementação de um adequado modelo de gestão ambiental integrada para a Amazônia. São prioritários os municípios da região amazônica localizados no Arco do Desmatamento e aqueles que integram o Fome Zero, o Projeto Orla e o Programa Monumenta.
O FNMA receberá os projetos até 24 de outubro e já está oferecendo capacitação em diversas localidades do Brasil.
A relação dos locais pode ser obtida pelo telefone (61) 317-1500 ou pela internet www.mma.gov.br/fnma
Fortalecimento da gestão participativa de Unidades de Conservação de Uso Sustentável - o edital prevê o apoio à criação e ao fortalecimento de Conselhos Consultivos ou Deliberativos de Áreas de Proteção Ambiental - APAs, Florestas Nacionais, Florestas Estaduais , Florestas Municipais, Reservas Extrativistas - RESEXs e Reservas de Desenvolvimento Sustentável - RDSs. Os processos participativos de gestão de Conselhos de áreas protegidas estão previstos na lei de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.
Os projetos deverão ser entregues até 10 de outubro. Desta vez, o FNMA receberá também os projetos entregues pessoalmente na Esplanada dos Ministérios - Bloco B - 7o. andar, CEP: 70.068-900, além daqueles enviados por correio e postados até 10 de outubro.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.