Panorama
 
 
 

IBAMA PRESENTE NA AMAZONÍADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Cientistas debatem ciência e tecnologia na Amazônia

O presidente do IBAMA e médico sanitarista, Marcus Luiz Barroso Barros, será o conferencista na II AMAZONIÁDA que acontecerá de 23 a 25 de setembro, na Universidade da Amazônia (UNAMA). Promovida pelo Congresso Internacional de Sociosfera da Amazônia (CISA), a reunião científica tem o objetivo de encaminhar à Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá em novembro em Brasília (DF), propostas para subsidiar políticas públicas e debates nacionais sobre problemas amazônicos.
Convidado pelo CISA, o cientista e pesquisador Marcus Barros vai abordar a trajetória da pesquisa científica - tecnológica na Amazônia com enfoques sobre a migração desordenada e os impactos; a biodiversidade e os ecossistemas da Amazônia como Floresta; agricultura e sócio- economia; impacto da mineração e garimpos na Amazônia; Toxicologia: poluição e contaminação hídrica.
O CISA reunirá durante três dias pesquisadores, cientistas, estudiosos e ambientalistas do Brasil e do exterior para discutir o desenvolvimento da prática de pesquisa, do conhecimento científico e tecnológico, os novos caminhos da ciência e tecnologia na região e os desafios para o futuro da Amazônia. Os ambientalistas vão responder: Qual a perspectiva do avanço científico e tecnológico na Amazônia? A devastação da Amazônia pode ser contida? Como preservar o patrimônio hídrico da Amazônia? e, apresentar propostas a questões cruciais na região como: o fortalecimento de órgãos ambientalistas no combate a Biopirataria, definição de políticas para formulação de projetos de pesquisa na região, Ecologia Humana, migração e Internacionalização da Amazônia.
A presença do IBAMA na II AMAZONÍADA deve-se ao fato de ser uma das instituições ambientalistas que contribui para o fortalecimento das instituições de ensino, pesquisa e extensão em todos os níveis de governo na Amazônia, através de seus Centros de estudos e pesquisas em flora, fauna aquática/terrestre e recursos pesqueiros.
A Amazoníada surgiu a partir da idéia de criar um espaço de debates sobre temas polêmicos envolvendo a Amazônia, que possibilite a troca de informações e formulações de propostas entre os diversos setores da sociedade. Durante a I AMAZONÍADA, realizada em 2002, foi formulada uma carta de intenções encaminhada a Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo, promovida pela ONU.

Conheça a programação da AMAZONÍADA

Dia 23 de setembro de 2003
CONFERÊNCIA: O meio ambiente e sua potencialidade: Potencialidades da região amazônica para um desenvolvimento sustentável; As populações humanas na Amazônia; Cultura, saúde, nosologia e ambiente amazônico; Sistema Nacional de Meio Ambiente
Dia 24 de setembro de 2003
CONFERÊNCIA: As pesquisas na Amazônia: A trajetória da pesquisa científica - tecnológica na Amazônia: Os percalços para o futuro; Migração desordenada: impactos sobre a biodiversidade e os ecossistemas da Amazônia; Floresta, agricultura e sócio-economia; impacto da mineração e dos garimpos na Amazônia/fechamento de Minas; Toxicologia, poluição e contaminação hídrica.
Dia 25 de setembro de 2003
CONFERÊNCIA: Política e projetos para o desenvolvimento da Amazônia Políticas e projetos para o desenvolvimento da Amazônia ;Tecnologias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia; Saneamento e qualidade dos recursos hídricos; Internacionalização e defesa da Amazônia Conferência: O papel internacional e a defesa da Amazônia; Transgênicos, Biopirataria e Defesa das fronteiras.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.