Panorama
 
 
 

POLÍCIA FEDERAL IRÁ REFORÇAR COMBATE
AO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

A Polícia Federal lançou ontem (02/09), no Ministério da Justiça, em Brasília uma campanha contra o tráfico de animais e a biopirataria, chamada “Operação Drake II”. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou da solenidade, considera importante a integração entre Polícia Federal e Ibama, pois reforça o combate ao tráfico de animais, mas destacou a necessidade de adesão da sociedade à campanha para que haja efeito. “Nem a Polícia Federal nem o Ibama têm como estar em cada ponto da fronteira. É preciso a participação da sociedade no processo para que ele não fracasse”, afirmou a ministra.
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, defendeu a modificação na Lei de Crimes Ambientais para aumentar a pena por tráfico de animais silvestres. O objetivo é tornar o crime inafiançável. A Polícia Federal anunciou, ainda, a criação de delegacias especializadas em crimes contra o meio ambiente e patrimônio histórico nas 27 unidades da federação.
A primeira foi inaugurada hoje no Distrito Federal. Segundo estimativas da Interpol, o tráfico de animais silvestres movimenta cerca de US$ 10 bilhões ao ano e 15% deste total envolvem animais da fauna brasileira. A estimativa é de que, a cada ano,12 milhões de animais sejam capturados ilegalmente no Brasil e 30% deles sejam enviados ao exterior. O tráfico é um dos fatores que aumentam o risco de extinção de diversas espécies. Cálculos de instituições de pesquisa estima que 25% dos mamíferos e 12% das aves do planeta encontram- se ameaçados de extinção.
Nos últimos 30 dias, os policiais federais vêm aumentando as ações de combate aos crimes ambientais. Durante esse período, foram apreendidas duas toneladas de carne de jacaré, três mil ovos de tracajá - uma espécie de tartaruga -, cerca de uma tonelada de Tambaqui e 800 quilos em mantas de pirarucu. Uma das ações resultou, no mês passado, na prisão de um estrangeiro que tentava embarcar com 58 ovos de araras azuis presos ao redor da cintura, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Pernambuco. Outro caso foi o de uma dona de casa detida no Rio de Janeiro que pretendia viajar com um mico de menos de 15 centímetros preso aos cabelos.
A Polícia Federal esclarece que o objetivo principal do Projeto Drake é combater o tráfico internacional de espécies silvestres da fauna e da flora e sua variante, a biopirataria. As 27 novas delegacias contarão com agentes treinados para bloquear furto da biodiversidade do país. O delegado Jorge Pontes informou que, não só a repressão, mas também a campanha educativa com cartazes espalhados pelos aeroportos já têm produzido efeitos inibidores nos criminosos.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.