Panorama
 
 
 

PUBLICAÇÃO INFANTO-JUVENIL MOSTRA OS DOIS LADOS
DA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E A ONÇA-PINTADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2003

Uma das publicações mais atraentes sobre a temática ambiental destinada ao público infanto-juvenil pode ser adquirida no site da Associação para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais- Pró-Carnívoros. Trata-se do Salvando a onça – Caçando a onça. O livro escrito e ilustrado por Almir Ferreira integra a coleção Outro Lado, idealizada pela Oficina Editorial com o intuito de mostrar que, na vida, as coisas têm, pelo menos, um lado a mais.
Ao colocar a onça-pintada no centro do tema, o livro converge os pontos de vista de quem caça e de quem tenta salvar o felino da mira da espingarda. Além de educar de maneira sensível, o livro também gera renda destinada aos projetos de conservação dos felinos brasileiros. No site: www.procarnivoros.org.br, o livro custa R$ 18,00.
A história se passa em pleno Pantanal. De um lado, os visitantes que vão em busca de conhecer o trabalho realizado pelos biólogos para a conservação da onça-pintada. Do outro, os caçadores que vêm na onça um inimigo a ser abatido. Com seus pontos de vista divergentes, os personagens da trama acabam se encontrando no meio do livro.
Mesmo graficamente a história segue em direções contrárias até o encontro nas páginas centrais. É um livro de duas capas que surpreende pela forma como foi construído. O livro usa uma linguagem rica e bastante espontânea. Dessa forma, os leitores são estimulados a descobrir singularidades e a multiplicidade cultural que envolvem o tema.
A publicação ressalta a importância do respeito e da tolerância como valores essenciais para o convívio social. Não é só a natureza animal que tem destaque. Antes, é do homem que o livro se ocupa.
De quebra, o livro traz ainda um glossário de expressões típicas das populações do Pantanal brasileiro, tornando ainda mais gostosa a leitura e divertido o ato de aprender sobre a diversidade brasileira, o que inclui natureza e cultura.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de Comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.