Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO RS RECEBE
ESTUDO SOBRE PARQUE ECOLÓGICO DE VERA CRUZ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) - Brasil
Setembro de 2003

O secretário estadual do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, recebeu do prefeito de Vera Cruz, Heitor Petry, nesta terça-feira, 2 de setembro, um estudo técnico para embasar a criação de um parque ecológico no perímetro urbano deste município do Vale do Rio Pardo. A entrega do documento ocorreu no gabinete do secretário Wenzel, em Porto Alegre, com a presença da diretora da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Margô Guadalupe Antônio, da coordenadora do Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Sema, Karla Pieper, e de representantes da GSA Engenharia, empresa que elaborou o trabalho.
Segundo o estudo, a área total deve ter 18,85 hectares compreendidos entre as ruas Carlos Wild, Thomaz Gonzaga e Cândido Medeiros e o Estádio Municipal, para preservação de espécies nativas da flora e da fauna da região. A Sema instaurou um processo de avaliação da documentação para determinar as diretrizes de instalação do parque.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, o exemplo de Vera Cruz serve de estímulo para outros municípios. “Os vera-cruzenses assumem a área ambiental como uma aliada para o desenvolvimento”, salientou José Alberto Wenzel. Além da proposta de parque ecológico apresentada nesta terça-feira, Vera Cruz foi habilitado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, em 21 de agosto último, a municipalizar a administração das atividades que geram impacto ambiental local. Esta habilitação faz parte do programa Siga/RS – Sistema Integrado de Gestão Ambiental – da Sema e Governo do Estado para descentralização de ações ambientais.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.