Panorama
 
 
 

VITAE CIVILIS E WWF-BRASIL LANÇAM LIVRO QUE APRESENTA ESTRATÉGIA INÉDITA DE ECOTURISMO NA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2003

A obra é leitura obrigatória para os interessados em desenvolver projetos, investir ou conhecer melhor a região do Vale do Ribeira, que concentra cerca de 20% das áreas remanescentes de Mata Atlântica do Brasil.
O desenvolvimento responsável do ecoturismo, atividade que respeita a natureza e era benefícios para as populações locais, ganha mais um aliado na região do Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo. Feito em co-autoria pelo Vitae Civilis e WWF-Brasil, o livro Sociedade e ecoturismo: na trilha do desenvolvimento sustentável, será lançado no dia 4/09, a partir das 19h30, no auditório do SESC-SP (Av. Paulista, n. 119 – Metrô Brigadeiro). A publicação conta com o apoio da Fundação Ford e foi produzida pela Editora Fundação Peirópolis.
Em 144 páginas, Sociedade e ecoturismo registra o processo de sinergia e os resultados tangíveis de uma experiência de planejamento participativo que culminou na formação de um Grupo de Trabalho, composto por representantes dos setores público e privado e da sociedade civil organizada da parte paulista do Vale do Ribeira, que abriga 23 municípios.
Juntos, esses atores sociais discutiram e construíram um Plano Estratégico de Ecoturismo para o Vale do Ribeira, uma iniciativa inédita de desenvolvimento sustentável regional, tratando de temas como infra-estrutura turística, produtos e mercados sustentáveis, capacitação profissional, promoção e marketing entre outros.

As informações encontradas pelo leitor nessa publicação apresentam os resultados desse plano: a visualização do cenário em que se encontra o ecoturismo na região, qual o estágio que se pretende atingir, as ações estratégicas para atingi-lo e alguns de seus responsáveis, na visão dos atores sociais que integram o grupo de trabalho. Além disso, o leitor também tem acesso a informações sobre os atrativos naturais e culturais da região, histórico de ocupação e da organização social, infra-estrutura básica e turística, entre outras curiosidades que fazem do Vale do Ribeira um destino com forte potencial para a atividade ecoturística.
Esta publicação é um dos resultados do Projeto Apoio à Conservação da Mata Atlântica no Corredor Ecológico da Serra de Paranapiacaba/SP, que Vitae Civilis e WWF-Brasil realizam em parceria visando estabelecer alternativas para um desenvolvimento equilibrado de uma das regiões mais pobres e carentes do estado, e que apresenta uma riqueza biológica de importância mundial. É leitura indispensável também para pesquisadores e estudantes com interesse na região, assim como para aqueles que desejam conhecer estratégias de organização social e planejamento participativo em ecoturismo para aplicação em outras regiões.

Debate com o público

Uma mesa redonda precederá o lançamento da publicação. Com o tema Ecoturismo, Natureza e Sociedade, contará com a participação dos co-autores do livro e alguns convidados especiais que, ao final de suas exposições, responderão perguntas feitas pelo público. Os autores e temas abordados serão:

Co-autores:
Patrícia Meirelles, técnica consultora do Projeto de Apoio à Conservação da Mata Atlântica no Corredor Ecológico da Serra de Paranapiacaba/SP, uma parceria Vitae Civilis/WWW-Brasil. Tema: O processo participativo como ferramenta para o desenvolvimento do ecoturismo.
Ms. Sérgio Salazar Salvati, coordenador do Programa de Turismo e Meio Ambiente do WWF-Brasil e presidente do Conselho Brasileiro de Turismo . Tema: Turismo como instrumento de conservação da Natureza.
Dr. Rubens Born, coordenador-geral do Vitae Civilis e membro da Comissão de Política de Desenvolvimento Sustentável (CPDS) e Agenda 21 Brasileira. Tema: Sustentabilidade e mobilização social: instrumentos e oportunidades.

Convidados
Profa. Maria Cecília Wey de Brito, assessora dos cursos de Ecoturismo do Senac/CET e diretora do Instituto Florestal/SMA - SP. Tema: Ecoturismo e Unidades de Conservação.
Dr. Percival Maricato, conselheiro do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho de Turismo do município de São Paulo. Tema: Desafios do turismo sustentável no estado de São Paulo.
Prof. João Allievi, professor de Direito Ambiental e Turístico do Senac/CET, idealizador e consultor do projeto de Ecoturismo do Pólo Lagamar/Embratur - SOS Mata Atlântica. Tema: Planejamento Ecoturístico no Vale do Ribeira.

Os organizadores do evento estimam atrair um público de mais de duzentas pessoas. Na lista de convidados estão autoridades do governo estadual e dos 23 municípios que compõem a parte paulista do Vale, representantes de organizações não-governamentais, jornalistas, pesquisadores e estudantes universitários dos cursos de Turismo e Educação Ambiental.

QUEM SOMOS

Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Ciência e Paz, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e de interesse público, que vem trabalhando, desde sua criação em 1989, com o objetivo de contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, expressão que abrange três pilares básicos: justiça social, proteção ambiental e viabilidade econômica.

WWF-Brasil - O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil autônoma e sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza, reconhecida pelo governo como instituição de utilidade pública. Atua em nível nacional com o objetivo de harmonizar a atividade humana com a proteção da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, em benefício dos brasileiros de hoje e das próximas gerações. O WWF-Brasil realiza atualmente 71 projetos em todo o país e integra a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em 96 países e 5 milhões de afiliados em todo o mundo. O WWF- Brasil desenvolve um Programa de Turismo e Meio Ambiente com o objetivo de contribuir para a conservação das paisagens e da biodiversidade brasileiras por meio do desenvolvimento de projetos de turismo responsável.

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Rogério dy la Fuente

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.