Panorama
 
 
 

CÂMARA RECEBE LISTA DE TEMAS PRIORITÁRIOS
PARA O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2003

Vamos trabalhar para que os projetos sejam aprovados ainda este ano, disse Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou ao presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, uma lista com as matérias prioritárias na área de meio ambiente em tramitação. "Com este ato, deixamos claro nosso
Martin D'Ávila/MMA
reconhecimento à importância do Congresso para o encaminhamento de ações que poderão alterar a realidade brasileira, e a questão ambiental terá papel central nesse processo", disse.
O evento, integrando as atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente, se realizou nesta manhã, na Câmara dos Deputados (foto), e contou com a presença de secretários do MMA, grande número de parlamentares e também representantes da sociedade civil.
As 11 matérias consideradas prioritárias pelo Ministério do Meio Ambiente incluem temas como Mata Atlântica, acesso a recursos genéticos e seus derivados, Convenção de
Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) e criação de reserva do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal para as unidades da federação que abrigarem unidades de conservação. Veja relação completa abaixo.
Marina Silva destacou a importância da aprovação de textos como o PL 285/99, sobre os remanescentes de Mata Atlântica, e o PL 4842/98, que trata do acesso a recursos genéticos. Ambas as matérias tramitam há cerca de 10 anos na Câmara. "O meio ambiente ainda tem uma aceitação difusa em nosso país. Agora, precisamos transformar isso em ações práticas", salientou a ministra.
O presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, prometeu colocar os temas na pauta da casa "na medida das condições políticas". "Especificamente sobre o PL da Mata Atlântica, estamos trabalhando para resolver questões pontuais e finalmente levar o texto à votação", explicou o deputado. "Vamos trabalhar para que os 11 projetos apresentados sejam aprovados ainda este ano", afirmou Marina Silva.
A representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, Betsey Neal, entregou pauta da sociedade civil ao presidente da Câmara. Ela reforçou o pedido do Ministério do Ministério do Meio Ambiente pela aprovação dos projetos sobre Mata Atlântica e acesso aos recursos genéticos, e destacou a importância da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será lançada amanhã, Dia Mundial do Meio Ambiente. "A Conferência será o momento e um grande instrumento para ouvir a sociedade e obter apoio à formulação e à execução de políticas públicas ambientais", disse.
Na ocasião, foram lançados os livros Construindo a Agenda 21 Local e Estado das Águas do Brasil, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Frente parlamentar

Durante a cerimônia, na Câmara, foi lançada a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21 Locais. De acordo com sua presidente, senadora Serys Slhessarenko, a Frente terá a função de "envolver senadores e deputados em todo o país para militar pela efetiva defesa do meio ambiente, inserindo o desenvolvimento sustentável nas políticas ambientais públicas brasileiras". O grupo deverá atuar com base em princípios gerais, como gestão ecossistêmica, integração, capacitação, coerência e combate ao desperdício.

Matérias prioritárias para o MMA

1. PL 285/99 - Dispõe sobre a utilização e proteção da Mata Atlântica. Regulamenta o Inciso 4 do Artigo 225 da Constituição Federal;
2. PLP 351/02 - Cria reserva do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal para as Unidades da Federação que abrigarem unidades de conservação da natureza e terras indígenas demarcadas;
3. PL 5071/90 - Dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas;
4. PL 1616/99 - Dispõe sobre a gestão administrativa e a organização institucional do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, como previsto no Inciso 19 do Artigo 21 da Constituição Federal;
5. PL 7211/02 - Acrescenta artigos à Lei 9605/98, que trata de sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente;
6. PDC 44/03 - Submete ao Congresso o texto da Convenção sobre Procedimento de Consentimento Prévio Informado para o Comércio Internacional de Certas Substâncias Químicas e Agrotóxicos Perigosos;
7. PDC 1697/02 - Aprova o texto do Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente, de julho de 2001;
8. Mensagem 190/03 - Relativa ao texto da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs);
9. PDC 278/99 - Aprova o texto do Acordo Relativo à Implementação da Parte XI da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar;
10. PL 4842/98 - Dispõe sobre o acesso a recursos genéticos e seus produtos derivados;
11. PL 203/91 - Dispõe sobre acondicionamento, coleta, tratamento, transporte e destinação dos resíduos de serviços de saúde.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.