Panorama
 
 
 

EMPRESÁRIOS BASCOS VISITAM CETESB
E CONHECEM CUBATÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Novembro de 2003


Os empresários bascos que se encontram em São Paulo para participar do Workshop Tecnologia de Gestão Ambiental no País Basco, na quarta-feira (5/11), foram recebidos nesta segunda-feira na sede da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental onde, após assistir a exposições sobre a instituição,
José Jorge/SMA
trocaram informações com técnicos das Diretorias de Controle da Poluição e de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental. Em seguida, conheceram os laboratórios do Departamento de Análises Ambientais e a Rede Telemétrica, e, à tarde, visitaram Cubatão, onde assistiram a uma palestra do engenheiro Gilberto Gonçalves, da Agência da CETESB nesse município, sobre os 20 anos de ações de controle no Pólo Petroquímico local. Os empresários, que atuam na área ambiental, estão interessados no desenvolvimento de projetos em parceria com empresas brasileiras. Com esse objetivo, conversaram também com o engenheiro Ademar Salgosa, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, em Cubatão. Na quarta-feira (5/11), ás 14 horas, os visitantes participam do Workshop Tecnologias
de Gestão Ambiental no País Basco, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA e pela CETESB, para tratar de questões como cooperação para desenvolvimento sustentável, discussões sobre soluções ambientais avançadas e sistemas de tratamento e gestão de solos contaminados. O encontro, que será aberto pelo secretário do Meio Ambiente paulista, professor José Goldemberg, e secretário de Ordenação do Território e Meio Ambiente basco, Sabin Intxaurraga, vai se realizar no Auditório Augusto Ruschi, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo. As inscrições, gratuitas, com vagas limitadas poderão ser feitas pelos telefones 11-3030.6378 e 3030.7076 ou fax 11-3030.6379.
José Jorge/SMA
A visita da delegação do governo basco, chefiada pelo presidente Juan José Ibarretxe Markuartu, faz parte de um programa de cooperação bilateral, no âmbito da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, criada durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em Johannesburgo, em agosto de 2002, formalizada na 2ª Conferência da Rede de Governos Regionais, realizada em San Sebástian, na Espanha, em março passado. A iniciativa para a celebração do Protocolo de Intenções entre o Estado de São Paulo e o País Basco surgiu durante essa conferência. A assinatura desse protocolo deverá ocorrer no próximo dia 6, às 11 horas, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin e o presidente basco Juan José Ibarretxe Markuartu.

Programa

O programa do Workshop Tecnologias de Gestão Ambiental Avançada no País Basco, no dia 5 de outubro, é o seguinte:

  • 14h00 - Inscrições
  • 14h30 - Abertura - Prof. José Goldemberg, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sabin Intxaurraga, Secretário de Ordenação do Território e Meio Ambiente do Governo Basco, Rubens Lara, Presidente da CETESB, e José Luis Aurrecoechea, Diretor Geral do IHOBE. Colaboração para o Desenvolvimento Sustentável
  • 15h00 - Cooperação Ambiental Empresa Administração - Javier Caño - Presidente da Asociación Cluster de Industrias del Medio Ambiente de Euskadi, ACLIMA.
  • 15h20 - Oportunidades para a Oferta de Bens e Serviços Meioambientais em São Paulo, Fernando Rei - Diretor de Controle de Poluição Ambiental, CETESB. Soluções Ambientais Avançadas
  • 15h40 - Experiências Práticas em Gestão Ambiental Avançada. - Planificação da regeneração ambiental, José Miguel Bañales - Gerente da BEEX - Produção Limpa e Minimização. A Experiência Basca, Rafael Sagarduy - Diretor de Meio Ambiente da IDOM.
  • 16h20 - Coffe-break
  • 16h35 - Tratamento e Gestão de Solos Contaminados. - Valorização Energética de Resíduos, Nicolás Gaminde - Diretor Geral da CEMENTOS LEMONA. - Biorremediação de Solos Contaminados / Prevenção da Contaminação em Solos Agroflorestais, José Miguel Bañales - Gerente da BEEX. - Células de Segurança de Solos Contaminados com Resíduos Perigosos, Rafael Sagarduy - Diretor de Meio Ambiente da IDOM.
  • 17h20 - Inovação Tecnológica no País Basco: Contribuições na Área Meioambiental, José Maria Goenaga - Diretor Centro Tecnológico GAIKER.
  • 17h40 - Debate
  • 18h00 - Encerramento

Durante o evento será distribuído o catálogo das empresas bascas que integram a delegação, com os seus perfis de empresa e tecnológicos.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Cris Olivette e Renata Egydio

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.