Panorama
 
 
 

IBAMA DEMITE SERVIDORES
DE RONDÔNIA POR CORRUPÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Novembro de 2003

Foram demitidos por improbidade administrativa e prevaricação, os servidores do Ibama lotados no escritório de Pimenta Bueno, em Rondônia: Valdemir Manqueiro (ex-Gerente Executivo no Estado) e José Nonato do Nascimento (técnico administrativo). Eles estão presos na cadeia pública do município de Ariquemes, desde março passado, condenados pela justiça federal por extorsão e por formação de quadrilha, a 7 e a 5 anos de reclusão, respectivamente.
A portaria da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, publicada no Diário da União que circulou no último dia 03, informa que os dois servidores “valeram-se dos cargos para receber propina, proveito ou vantagem de qualquer espécie, de outrem, em detrimento da dignidade da função pública”.
Manqueiro e José Nonato, vulgo Zesão, atuavam juntos na área de controle, vistoria e fiscalização do Ibama, em Pimenta Bueno. As primeiras denúncias surgiram em 2001, com a União Nacional dos Garimpeiros e de outros prejudicados. Em 2002, a Procuradoria Geral do Ibama, em Brasília, instaurou sindicância administrativa contra a dupla, diante do insucesso das investigações no estado.
Entre outros delitos praticados pelos dois servidores do Ibama, o processo disciplinar comprovou o envolvimento deles na legalização de madeira de procedência ilegal (reserva indígena) e configurou a prática de extorsão de R$ 20 mil a madeireiros, durante operação de vistoria e de fiscalização.
A prevaricação foi constatada durante operação conjunta (Funai, Ibama, DPF) de desocupação do garimpo da reserva indígena Roosevelt, no município de Espigão do Oeste, ocupada por 200 Cintas Largas. Manqueiro comprou dos índios motores de sucção de garimpo apreendidos, pagando por eles 120 cabeças de gado.
Outros oito servidores do Ibama/RO são acusados por atos lesivos ao patrimônio público. Três, já estão presos em Porto Velho, onde respondem ação penal por emissão falsa de ATPF - Autorização para Transporte de Produtos Florestais de áreas indígenas e de laudos para “empresas fantasmas”. Eles também são acusados de extorsão e de obter vantagens pessoais junto a madeireiros.
As investigações do Ibama contribuíram para a instauração de ação penal e decretação de prisão preventiva de 14 empresários do setor madeireiro e de 3 servidores do escritório de Ariquemes/RO. Eles são acusados de formação de quadrilha e de falsificação de dados para a emissão de ATPFs, pelo Ibama. Através de “empresas fantasmas”, eles forneciam notas frias para acobertar a exploração e o comércio de madeiras em áreas indígenas e em florestas nativas.
No Pará, 3 servidores do Ibama também poderão ser demitidos pelos mesmos motivos. Os processos instruídos pela Procuradoria Geral do Ibama foram encaminhados ao Ministério do Meio Ambiente. Ainda no Estado, o Ibama instaurou 3 comissões de processos disciplinares para apurar o envolvimento de cerca de 12 servidores em atos de improbidade administrativa. Eles são acusados de dar baixa em débito do sistema de arrecadação do Instituto e fraudar Planos de Manejo Florestal.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.