Panorama
 
 
 

GREENPEACE DEVOLVE CONTA DE
ENERGIA NUCLEAR PARA O GOVERNO FEDERAL

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Agosto de 2003

Objetivo é lançar alerta para os verdadeiros custos da energia nuclear

No dia em que o mundo todo lembrou a explosão da bomba atômica de Hiroshima, o Greenpeace foi até a sede da Eletrobrás alertar para os verdadeiros custos da energia nuclear e pedir ao governo brasileiro que desista do projeto de construção da usina Angra 3. Ativistas da entidade entregaram ao diretor financeiro e presidente interino da estatal, Alexandre Magalhães, uma enorme conta de luz, endereçada ao povo brasileiro, no valor de 2,5 bilhões de dólares. Ao centro da conta via-se a marca de um carimbo que dizia “recusada”. Os ativistas estavam acompanhados da imprensa.
Antes de ser entregue à empresa, a enorme conta compôs um cenário para a aparição de um cogumelo atômico estilizado que lembrou a origem trágica da era nuclear em Hiroshima e Nagasaki, e a relação íntima entre usinas nucleares e armas atômicas. Em meio a muita fumaça, ativistas deitaram no chão para simular terem sido atingidos por uma explosão nuclear.
“Estão nos transformando em acionistas dessas usinas nucleares. Desde o mês passado, sem que saibam ou tenham sido consultados, todos os consumidores das regiões Sul e Sudeste estão pagando cerca de 0,3% de suas contas mensais de luz para cobrir o rombo da indústria nuclear.
Esta foi uma decisão tomada em surdina e sem a menor participação da sociedade brasileira”, disse Sérgio Dialetachi, coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace Brasil.
“Aproveitamos esta data para lembrar ainda que, além de inseguras, sujas, ultrapassadas e caras, as usinas nucleares sempre estiveram envolvidas em projetos militares paralelos. Basta lembrar que o primeiro reator em
escala comercial da Humanidade, o da Universidade de Chicago, de 1942, serviu de base para pesquisas das bombas atômicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki três anos mais tarde, matando mais de 200 mil pessoas”.
Em Porto Alegre, voluntários do Greenpeace foram até o Parque Farroupilha levar o recado “Quem planta Angra 3, colhe Hiroshima”. Alguns dos ativistas vestiram macacões e máscaras, para alertar sobre os riscos que uma usina nuclear pode oferecer às pessoas. Eles também recolheram assinaturas para o abaixo-assinado contra a construção de Angra 3, e distribuíram cata-ventos e folhetos explicativos do posicionamento do Greenpeace a respeito do assunto. A entidade defende a utilização de fontes renováveis de energia como a solar e a eólica.
As manifestações de hoje, que fazem parte da programação especial preparada pelo Greenpeace para a Semana “Hiroshima Nunca Mais”, deram continuidade à campanha “Angra 3 Não! Energia Renovável Já!”, lançada durante o Fórum Social Mundial 2003, em Porto Alegre. Desde então, o Greenpeace vem coletando assinaturas contra a construção de Angra 3 em cartões que serão entregues ao Presidente Lula em breve. Por meio de nosso site, o Greenpeace tem promovido uma ciberação, em que internautas podem enviar suas manifestações contra a retomada do programa nuclear brasileiro para várias autoridades do governo federal.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.