Panorama
 
 
 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE SP PROMOVE
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2003

Desde o dia 23 de julho passado, 35 alunos da região de Bananal, um pequeno município no Vale do Paraíba, estão participando do 5º Curso de Capacitação de Monitores Ambientais que, além de disseminar a preocupação com a preservação dos recursos naturais, cria a oportunidade para que os moradores do entorno de unidades de conservação participem do processo de desenvolvimento regional por meio de atividades ligadas ao ecoturismo. O curso está sendo promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, por intermédio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, em parceria com a Prefeitura de Bananal, Núcleo Regional de Educação Ambiental do Vale Histórico e o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo. A iniciativa tem, também, o apoio do Instituto Florestal, Fundação Florestal e da Polícia Militar Ambiental. Com 400 horas de duração, o curso deverá se estender até fevereiro do próximo ano, formando monitores ambientais para acompanhar os visitantes nas áreas de conservação, percorrer trilhas com segurança e desenvolver atividades de educação ambiental e de preservação ambiental, dentro da perspectiva da geração de trabalho e de renda. Esse trabalho, que faz parte do Programa Ecotrilhas, da Secretaria do Meio Ambiente, explora o potencial turístico representado pela Estação Ecológica de Bananal, do Instituto Florestal, e da região do Vale Histórico e da Serra da Bocaina, que conserva extensos contínuos de Mata Atlântica. O principal fundamento dessa iniciativa é de que a preservação e a utilização sustentável de áreas de interesse ambiental estão diretamente vinculadas ao grau de envolvimento e participação das comunidades no processo de gestão dos seus recursos, especialmente pela exploração do ecoturismo. Os interessados poderão obter mais informações no site da Secretaria do Meio Ambiente, onde encontrarão o “Manual do Monitor Ambiental”, para donwload e reprodução gratuita.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Priscilla Martini

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.