Panorama
 
 
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO IBAMA
JÁ FORMOU 501 EDUCADORES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003

Em atenção à prioridade estabelecida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para a área de educação ambiental, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer ver fortalecida, o Ibama promoverá este ano pelo menos dois cursos de formação de educadores. O curso de Introdução à Educação no Processo de Gestão Ambiental, com 96 horas/aula mais 40 horas extras de elaboração e aplicação de um projeto específico, já formou 501 educadores em todo o País desde sua implementação em 1997. Para o coordenador de Educação Ambiental do Ibama, José Silva Quintas, é muito pouco, tratando-se de um País da dimensão do Brasil e da demanda por educadores ambientais, uma vez que o sistema educacional brasileiro ainda não forma profissionais com esse perfil.
Recentemente, durante seminário promovido pelo Ibama com os gerentes-executivos, a Educação Ambiental foi reconhecida como um dos instrumentos de articulação da participação da sociedade na prevenção e na solução dos problemas ambientais do País.
Além disso, a prática da chamada Educação Ambiental Não-Formal está restrita, basicamente, a ações isoladas e eventuais de "conscientização" realizadas por órgãos ambientais, prefeituras e ONGs.
De acordo com Quintas, nessas campanhas, opta-se, normalmente, pela utilização de determinados recursos ou técnicas pedagógicas, como a distribuição de folderes, cartazes, cartilhas ou a divulgação por meio de jingles, músicas, peças de teatro, minicursos, palestras, vivências, programas de rádio e literatura de cordel. Não há preocupação, segundo ele, em se elaborar uma proposta educativa mais ampla. As ações, geralmente, são de curta duração e tendem a esgotarem-se em si mesmas. Quintas entende que a prática da educação ambiental exige que o educador possua, além de um amplo conhecimento da problemática ambiental, capacidade para desenvolver processos de ensino-aprendizagem com os grupos culturalmente diferenciados e condições para mediar situações conflituosas que envolvam interesses de vários atores sociais na disputa pelo controle e pelo uso de recursos ambientais.
Como as universidades não oferecem, ainda, curso de especialização nessa área, o Curso de Introdução à Educação no Processo de Gestão Ambiental, do Ibama, é o único que preenche essa lacuna. O curso atende a demanda os órgãos estaduais de meio ambiente (OEMAs), prefeituras, organizações não-governamentais (ONGs), universidades, Secretarias de Educação, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária, Sindicatos de Trabalhadores, Caixa Econômica Federal (CEF), para citar algumas das instituições atendidas nos 14 cursos já realizados.
Atualmente há uma lista de mais de 200 pessoas interessadas em fazer o curso.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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