Panorama
 
 
 

GREENPEACE LANÇA GUIA ATUALIZADO
DE PRODUTOS COM E SEM TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003


O Greenpeace lançou no Parque da Água Branca (Parque Dr. Fernando Costa), a segunda edição do "Guia do Consumidor", com a lista atualizada de produtos com e sem transgênicos. O Guia é composto por duas colunas: na coluna verde estão os produtos de empresas que garantem não utilizar transgênicos, e na coluna vermelha estão os produtos de empresas que não oferecem esta garantia.
Junto à Feira de Alimentos Orgânicos, que ocorre no parque aos sábados, foram expostos alguns exemplos dos 640 produtos incluídos no Guia. Ativistas vendados se colocaram atrás dos produtos da lista vermelha, simbolizando os consumidores brasileiros que estão comendo transgênicos sem saber. Cópias da publicação foram distribuídas gratuitamente ao público presente no local, enquanto dois especialistas do Greenpeace esclareciam dúvidas sobre o assunto.
“Devido à pressão dos consumidores, existe um número cada vez maior de indústrias que oferecem alimentos livres transgênicos. O Guia é um instrumento para o cidadão exigir os seus direitos”, declarou Tatiana de Carvalho, assessora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.
Um ano depois do lançamento da primeira edição, o Guia traz mais 10 empresas na lista verde, como a Seara e o Grupo Pão de Açúcar, que se comprometeram a realizar controle para evitar a utilização de ingredientes
transgênicos. Dentro de um total de 81 empresas (28 a mais do que na edição passada), 24 estão na lista verde e 57 na lista vermelha. Todos os produtos listados contêm algum derivado de soja ou milho, que correspondem a 82% dos transgênicos plantados no mundo e são os dois únicos transgênicos já encontrados em produtos alimentícios à venda no mercado brasileiro.
“Existem empresas, como a Nestlé, que não utilizam transgênicos em outros países, mas no Brasil se negam a adotar controle. Até quando vamos deixar que nos tratem como consumidores de segunda classe?”, provocou Tatiana.
O “Guia do Consumidor”, que é a única referência disponível no país para as pessoas que desejam evitar o consumo de transgênicos, está disponível para download nos site do Greenpeace.

 

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.