Panorama
 
 
 

MINISTRA INSTITUI GRUPO DE TRABALHO
DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2003


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou portaria instituindo o Grupo de Trabalho da Mata Atlântica com a finalidade de propor ações, políticas, programa e projetos para o bioma mais ameaçado do País. O GT da Mata Atlântica terá representantes de várias instituições da sociedade civil organizada, atendendo a determinação do
Ibama/Divulgação
presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estabelecer uma parceria com a sociedade nas decisões governamentais. O GT da Mata Atlântica foi criado durante a reunião preparatória ao 1º Seminário sobre Fiscalização na Mata Atlântica, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de junho.

O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama pretendem estabelecer uma grande frente de recuperação e proteção da Mata Atlântica, com a participação direta da sociedade civil, que reclama a recuperação de um dos biomas mais degradados do Brasil.

Ao abrir, no auditório do Ibama, a reunião preparatória, o presidente do Instituto, Marcus Barros, conclamou a sociedade a participar desse processo. Segundo ele, o Ibama começa a ter, agora, oportunidade de ouvir e debater com a sociedade civil esses problemas que a afetam diretamente. Para ele, os 7% de biodiversidade que restam da Mata Atlântica são intocáveis e isso deverá ficar claro a partir do seminário.

Participaram da reunião preparatória a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o secretário de Biodiversidade e Floresta do MMA, João Paulo Capobianco; o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel; e o coordenador geral de Mata Atlântica, Renato Cunha, além de representantes das unidades descentralizadas e agentes ambientais do Ibama de vários estados brasileiros que detêm remanescentes de Mata Atlântica.
De acordo com a ministra Marina Silva, em pouco mais de quatro meses de governo já se fizeram muitas reuniões produtivas, que estão oferecendo uma série de elementos importantes para o fortalecimento da política ambiental. Segundo a ministra, a política ambiental do Governo Lula está centrada no fortalecimento, na transversalidade, no desenvolvimento sustentável e no controle social. O que se busca agora, diz ela, é criar diretrizes do controle social, que vão influenciar as decisões governamentais. "Não queremos fazer para a sociedade mas com a sociedade", afirma Marina Silva ao lembrar que "infelizmente, os desmatamentos ainda ameaçam o pouco que resta desse bioma tão importante".
O secretário João Paulo Capobianco disse que o Ministério do Meio Ambiente vai transformar a política de Mata Atlântica em uma obsessão. "Não haverá mais nenhum desmatamento no sul da Bahia", disse ele, referindo-se a uma das regiões de Mata Atlântica mais ameaçadas atualmente.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.