Panorama
 
 
 

VÍTIMAS DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL EM PAULÍNIA
TÊM SITUAÇÃO ANALISADA NA CÂMARA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2003

A situação dos ex-funcionários da Shell que foram contaminados em Paulínia é tema do debate que a Comissão de Seguridade Social e Família está realizando na Câmara dos Deputados, na manhã do dia (8). Para a audiência, foram convidados o diretor do Sindicato dos Químicos de Campinas e Região, Arley Medeiros da Mata; o médico do sindicato, Roberto Carlos Ruiz; o representante da comissão de ex-funcionários da Shell/Paulínia, Antonio de Marco Rasteiro, e o gerente-coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Shell do Brasil, Luiz Maneschy. A Agência Câmara lembra que reportagem da Folha de São Paulo, do dia 28 de junho do ano passado, traz um laudo assinado pelo médico toxicologista René Mendes, contratado pela Shell do Brasil, apontando problemas de saúde em 31 dos 199 ex-funcionários da empresa, analisados por ele, supostamente relacionados ao trabalho na antiga fábrica de pesticida da empresa, em Paulínia (126 km de SP). Os 31 ex-funcionários, que têm mais de 40 anos de idade e trabalharam, em média, oito anos e meio na antiga fábrica, apresentam alterações hepáticas, neurológicas e problemas na tireóide. As patologias são as mesmas de 54, (30%) dos 181 moradores e ex-moradores do bairro Recanto dos Pássaros analisados pela equipe médica da Prefeitura de Paulínia. O resultado parcial do laudo foi apresentado durante a reunião entre os representantes do Sindicato dos Químicos e da Shell, na Comissão de Seguridade Social e Família, no dia 27 de junho do ano passado. Tanto o médico quanto a Shell afirmaram que os laudos não são conclusivos.

Fonte: Câmara (www.camara.gov.br)
Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.