Panorama
 
 
 

PROGRAMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
DA PESCA AMADORA DÁ OFICINA DE PESCA PARA CRIANÇAS DE MINAS GERAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2003

Ibama/Divulagção
O Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora - PNDPA/Ibama realizou entre os dias 10 e 12 de abril em Belo Horizonte uma série de oficinas de pesca infantil para mil crianças da rede pública de ensino de Minas Gerais. As oficinas gratuitas serão durante o VI Minas Pesca, feira de produtos e serviços voltados para o turismo de pesca no país, aconteceu entre os dias 9 e 13 no Shopping Del Rey.

O objetivo das oficinas é despertar o interesse das crianças pela prática da pesca esportiva associada à conservação do meio ambiente. As aulas são dadas por um biólogo e um especialista em pesca amadora. O material didático usado nos cursos foi concebido especialmente para o público infantil. Os participantes recebem ainda um kit com caneta, boné e brindes que divulgam o PNDPA.

Nos encontros, os educadores buscam desenvolver junto às crianças as noções fundamentais de conservação ambiental relacionada à pesca. As crianças são estimuladas a formar conceitos e a ter uma prática que inclui a manutenção correta dos rios e mares sem poluição ou lixo. Voltadas para idades entre 7 a 12 anos, as oficinas incluem temas como biologia dos peixes, meio ambiente, materiais de pesca, iscas naturais e artificiais e técnicas de pesque-e-solte.

O PNDPA

O PNDPA, executado pelo Ibama com o apoio da Embratur, alia o uso dos recursos pesqueiros com o crescimento econômico e social das regiões onde atua. “A pesca amadora é atividade de baixo impacto ambiental e deve ser usada para conscientizar sobre a importância de se preservar a natureza”, afirma o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello.
Segundo ele, os técnicos do PNDPA desenvolvem ações em todas as bacias hidrográficas e na costa brasileira. Com o enorme potencial de pesca amadora, o Brasil possui mais de cem espécies de peixes de interesse para a pesca esportiva. Isso torna o país um importante destino de pescadores estrangeiros. Em várias regiões, a pesca esportiva torna-se gradativamente uma das melhores opções para o desenvolvimento econômico com foco no turismo. A atividade leva à melhoria da rede hoteleira, o desenvolvimento dos serviços, além da qualificação e emprego de mão-de-obra especializada. O PNDPA ainda estimula o desenvolvimento sustentável das regiões por meio de ações educativas como palestras e oficinas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Maria Nilda/Jaime Gesisky)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.