Panorama
 
 
 

SANTO ANDRÉ VAI ASSUMIR LICENCIAMENTO AMBIENTAL
DE PEQUENOS EMPREENDIMENTOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2003

Santo André deverá ser o primeiro município paulista a assumir a atividade de licenciamento de empreendimentos com impacto ambiental localizado. Com esse objetivo, o prefeito João Avamileno visitou na última quinta-feira (10/4) o secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, para acertar os termos do convênio a ser assinado, especificando a forma como será repassada essa atribuição.
Pedro Calado/SMA
O encontro contou, também, com a presença de Sebastião Ney Vaz Júnior, superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André - SEMASA, que deverá ser o órgão executor dos serviços de licenciamento no município, e de Rubens Lara, presidente da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, e Paulo Ferreira, secretário-adjunto estadual do Meio Ambiente. João Avamileno apresentou ao secretário do Meio Ambiente a proposta para municipalizar o licenciamento que, segundo o Decreto n° 47.397, assinado pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro do ano passado, exige a criação de um conselho municipal de meio ambiente, quadro de funcionários capacitados para a função e uma legislação municipal específica.
O prefeito apresentou ainda a relação de atividades cujo licenciamento poderia ser assumido pelo município, incluindo fábricas de sorvetes, biscoitos e bolachas, artefatos de metal e concreto, móveis, embalagens e outros, que antes tinham de ser submetidas à análise da CETESB. A proposta inclui outras atividades, antes exclusivas de outros órgãos da Secretaria do Meio Ambiente, como rodovias e dutos intramunicipais, estações elevatórias de esgotos com vazão de até 50 litros por segundo, parques temáticos e mineração com área inferior a 10 hectares. Segundo Goldemberg, a proposta será analisada pela Secretaria do Meio Ambiente, devendo embasar os termos do convênio a ser assinado. Os estudos já estão adiantados, pois o projeto-piloto para a implantação dessa sistemática de licenciamento ambiental está sendo desenvolvido nesse município, com a assistência e orientação dos técnicos da CETESB.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de são Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.