Panorama
 
 
 

EUROPEUS QUEREM PROTEÇÃO
CONTRA PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS

Panorama Ambiental
Bruxelas – Bélgica
Julho de 2003


Uma coalizão européia de ambientalistas e de grupos ligados à saúde, à mulher e ao consumidor, da qual o Greenpeace faz parte, entregou hoje à delegada de Meio Ambiente da Comissão Européia, Margot Wallstrom, a Declaração Por um Futuro Livre de Substâncias Tóxicas, assinada por mais de 22 mil pessoas. O documento pede que a CE proteja a saúde e o meio ambiente contra os produtos químicos perigosos, por meio da nova legislação européia sobre o tema.
O projeto de lei, que poderá vir a ser a mais rígida da Europa sobre o tema, está sendo submetida a uma consulta pública pela internet até dia 10 de julho.
A declaração pede ao órgão a garantia de que a nova legislação sobre as substâncias químicas inclua:
- a remoção gradativa e a substituição dos produtos químicos que se acumulam no meio ambiente, nos seres humanos e nos animais selvagens, e daqueles que alteram o funcionamento dos hormônios. A utilização destas substâncias só deverá ser permitida por períodos determinados e de maneira restrita - e somente no caso de elas serem essenciais para a sociedade, e de não possuírem alternativas seguras;
- o direito à informação, tanto para consumidores quanto para empresas, sobre quais substâncias químicas estão presentes e em quais produtos;
- a exigência de que os produtos importados pela União Européia atendam às mesmas exigências dos padrões de segurança estabelecidos para aqueles produzidos no continente.
Muitos produtos químicos fabricados pelo ser humano já foram detectados na poeira de residências e na água de chuva na Europa. Cerca de trezentos tipos dessas substâncias tóxicas também já foram encontrados no corpo de pessoas que não se expõem diretamente a elas.
Além dos 15 mil signatários da Declaração, outro documento em favor da nova legislação foi enviada à Comissão Européia por mais de 60 entidades dos EUA.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.