Panorama
 
 
 

IBAMA REPATRIA AVES BOLIVIANAS
APREENDIDAS EM CORUMBÁ

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Julho de 2003

O Ibama repatriou hoje para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, 201 dos 250 canários apreendidos pela Polícia Ambiental, em Corumbá (MS), no domingo (29/06). As aves estavam sob guarda do Ibama desde o dia 1º de julho. Devido aos maus tratos e pelas condições de transporte inadequado, cerca de 20% acabaram morrendo.
O gerente executivo do Ibama em Mato Grosso do Sul, Nereu Fontes, informou que a operação de apreensão e repatriação aconteceu devido aos esforços conjuntos do Ibama, Polícia Militar Ambiental (PMA) e Delegacia Federal da Agricultura (DFA).
As aves repatriadas são de três espécies de canários das faunas boliviana e peruana. Foram apreendidas em Corumbá quando estavam sendo transportadas por dois brasileiros e dois peruanos. No ato da apreensão eles informaram que estavam levando os pássaros para Brasília.
Para a repatriação os canários foram entregues ao cônsul boliviano, em Corumbá, Nestor Arce Montero. O diretor do Departamento de Meio Ambiente da Bolívia, Marco Antônio Peña esteve hoje na cidade para receber as aves que foram enviadas para Santa Cruz de la Sierra.
Por se tratarem de aves exóticas (que não pertencem à fauna brasileira), os canários acabaram por causar alguns transtornos para as autoridades ambientais. A Polícia Ambiental queria transportá-las para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
No entanto, um posicionamento do Serviço de Defesa Sanitária Animal da Delegacia Federal de Agricultura, de Mato Grosso do Sul, determinou que “devido ao perigo para a avicultura nacional, dado a possibilidade de introdução de doenças exóticas susceptíveis de contaminar o plantel avícola do país”, as aves fossem repatriadas ou imediatamente sacrificadas.
Nereu Fontes explicou que diante das hipóteses oferecidas pela DFA, a opção era buscar o caminho que fosse melhor para o meio ambiente e a partir disso tiveram início o contato com as autoridades bolivianas para o repatriamento das aves. “Foi uma conjunção de forças harmônicas entre o Ibama a DFA e a Polícia Militar Ambiental e com isso quem ganhou foi o meio ambiente", finalizou o gerente.
Ascom - (61)316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.