Panorama
 
 
 

BATAVO ADOTA CONTROLE DE TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Santos (SP) – Brasil
Junho de 2003

O anúncio foi feito hoje pelo Greenpeace durante o lançamento em Santos da lista atualizada de produtos com ou sem transgênicos

A Batavo é a mais nova integrante da lista verde do Guia do Consumidor do Greenpeace. A empresa comprometeu-se com a não utilização de matéria prima e derivados de transgênicos. No ano passado, a Perdigão, proprietária da marca, já havia oferecido esta garantia aos produtos de sua marca própria e agora, por meio de uma carta ao Greenpeace, estendeu este compromisso aos produtos da Batavo.
"O comprometimento de mais esta grande empresa comprova que é possível às indústrias de alimentos garantir no Brasil produtos livres de transgênicos. A indústria que não adota o controle está desrespeitando a vontade do consumidor que prefere alimentos livres de transgênicos", declarou Tatiana de Carvalho, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace Brasil. (1) Na Praça Mauá, localizada no centro de Santos, no Estado de São Paulo, foram expostos alguns exemplos dos 640 produtos incluídos no Guia. Ativistas da organização distribuíram cópias do Guia e esclareceram dúvidas do público.
"Este guia é a única referência no Brasil para as pessoas que desejam evitar o consumo de transgênicos. Apesar de já estar em vigor um decreto que obriga a rotulagem de alimentos contendo transgênicos, devido a ausência de fiscalização, as indústrias não estão cumprindo com a sua obrigação", informou Tatiana.
O Guia do Consumidor é composto por duas colunas: na coluna verde estão os produtos de empresas que garantiram ao Greenpeace não utilizar transgênicos, e na coluna vermelha estão os produtos de empresas que não oferecem esta garantia. Um ano depois do lançamento da primeira edição, o Guia traz mais 10 empresas na lista verde.
Todos os produtos listados contêm algum derivado de soja ou milho. Até hoje, os dois únicos transgênicos já encontrados em alimentos industrializados à venda no mercado brasileiro foram variações desses dois produtos.

Nota:

(1) Segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em dezembro de 2002, 71% dos brasileiros preferem alimentos não transgênicos.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.