Panorama
 
 
 

CETESB MULTA PETROBRAS EM 344 MIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2003


A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental multou a Transpetro, subsidiária da Petrobras, em 30 mil UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), pelo derramamento de óleo do navio Nordic Marita, ocorrido no último dia 3, no píer sul do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), instalado em São Sebastião.
O valor da multa, de R$ 344.700,00, foi estipulado após estimativas do dano ambiental ocorrido, já que o petróleo atingiu praias e costões rochosos na região, e pela empresa ter sido reincidente neste tipo de acidente. No dia 14 de agosto de 2002, houve o vazamento de 2 mil litros de óleo no mar, também decorrentes de problemas na conexão de um dos braços de descarga entre a embarcação e o mesmo terminal marítimo da Petrobras “ É lamentável que acidentes como este continuem acontecendo em nosso litoral.
As informações que nos chegam, de que a Petrobras está investindo em qualidade, não refletem a realidade”, comentou o presidente da agência ambiental, Rubens Lara, que fez questão de ir à São Sebastião, algumas horas após o acidente, para acompanhar os trabalhos da equipe de Operações de Emergência da CETESB.
De acordo com informações da Petrobras, foram recolhidos do mar aproximadamente 15,9 mil litros de óleo. As equipes da CETESB estão fazendo uma avaliação do acidente, para poder checar a quantidade do produto vazado e os possíveis danos ambientais causados à população de organismos marinhos presentes nos costões e nas praias, e nas culturas de mexilhões, cuja principal fazenda de cultivo está instalada na praia da Cocanha, em Ubatuba. No dia de hoje, a CETESB continua monitorando o trabalho de limpeza e remediação da Lagoa, nas proximidades da Ponta Aguda, a cargo de equipes da Petrobras.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.org.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.