Panorama
 
 
 

IBAMA E FEAM DISCUTEM TRANSPORTE
DE CARGAS TÓXICAS EM MINAS GERAIS

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Junho de 2003

O gerente executivo do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco, reúne-se às 14h30, em Belo Horizonte, com o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos, para discutir o transporte de cargas tóxicas no estado. O encontro, na sede da Feam, acontece dois dias depois do acidente com um trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que provocou derramamento de produtos tóxicos em Uberaba (MG).
O descarrilamento de 18 vagões da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) contendo octanol, metanol, isobutanol e cloreto de potássio, é o vigésimo segundo acidente da empresa em Minas Gerais, desde a retomada do processo de licenciamento corretivo junto ao IBAMA em 2000. Este procedimento é adotado para empreendimentos implantados antes da vigência da lei, que trata da obrigatoriedade do licenciamento ambiental prévio.
Por ter causado o impacto ambiental, resultando no desabastecimento de água no município, a FCA foi multada em 10 milhões de reais – a maior multa já aplicada no estado. A penalidade está prevista na Lei de Crimes Ambientais. Os cerca de 250 mil habitantes estão sendo abastecidos por caminhão-pipa.
O Gerente do Ibama e os técnicos do Escritório Regional em Uberlândia sobrevoaram e depois vistoriaram ontem (11) toda área atingida. “Percorremos a pé toda extensão do córrego Congonhas até a sua foz no Rio Uberaba, vendo o estrago causado. As primeiras medidas emergenciais já foram adotadas pela empresa e a qualidade da água vem sendo monitorada por três laboratórios independentes contratados”, informou Franco.
Passivo ambiental - Como operadora de 8 mil Km de estradas de ferro, correspondente a 24% do total da malha ferroviária brasileira, a FCA atua em oito Estados, interligando as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2000, a empresa retomou o processo de licenciamento corretivo junto ao IBAMA, que está em fase de análise.
Segundo relatórios apresentados, a frota da FCA é composta de mais de 400 locomotivas e aproximadamente 8.080 vagões de diversos tipos (tanques, graneleiros, containers, plataformas, minérios, etc).

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.