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PREFEITA
APRESENTA PROJETO
DE REVITALIZAÇÃO DA REBOUÇAS
Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2003
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A prefeita Marta
Suplicy apresentou na manhã de hoje (13),
em seu gabinete, o projeto de revitalização
da avenida Rebouças e o layout escolhido
para as 345 Estações de Transferência
que integram o novo sistema de transporte na capital,
o Interligado.
Quem passa pela avenida Rebouças, na zona
Oeste, já pode presenciar o impacto das obras
que integram o projeto de revitalização
desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo.
Toda a extensão da avenida foi recapeada.
Os trabalhos foram concluídos na última
terça-feira (10) e a sinalização
de solo já está pronta em todo o sentido
bairro-centro. As faixas do sentido inverso estarão
pintadas até a próxima semana.
Já estão sendo instalados, com técnicas
não destrutivas, os dutos subterrâneos
necessários para a implantação
dos semáforos inteligentes. O conjunto de
semáforos terá também detectores
para contagem de veículos. Isso significa
que o equipamento não se limitará
a programações por horário,
mas também por fluxo. Os novos semáforos
estarão em funcionamento até o final
de julho.
Esse também é o prazo previsto para
que entrem em operação mais sete câmeras
de TV para monitoramento do trânsito da Rebouças.
Atualmente, uma está em funcionamento, na
esquina da rua Capitão Antonio Rosa. Outras
duas serão religadas: nas avenidas Brigadeiro
Faria Lima e Brasil. As demais serão instaladas
na ponte Eusébio Matoso, na Eusébio
Matoso com Cardeal Arcoverde, na Oscar Freire, e
nas avenidas Dr. Arnaldo e Paulista.
O investimento em estrutura viária, sinalização
e tecnologia na avenida é de R$ 1,5 milhão.
Iluminação
reforçada
A avenida Rebouças
está também duas vezes e meia mais
iluminada desde 15 de maio. A antiga iluminação
de vapor de mercúrio foi substituída
por vapor de sódio, mais eficiente e econômica.
No canteiro central, todas as 200 luminárias
foram trocadas e rebaixadas, para que não
houvesse mais interferência da vegetação.
As laterais, que não contavam com iluminação,
ganharam 100 luminárias em cada sentido.
O investimento do Ilume foi de R$ 250 mil e o ganho
de economia em energia, de 18%.
A Rebouças
no Interligado
A avenida Rebouças
fará a ligação entre os terminais
Vila Sônia e Amaral Gurgel, integrando o circuito
Taboão/São João do Interligado,
o novo sistema de transporte da capital. A avenida
também receberá as primeiras Estações
de Transferência para operação
do sistema.
O projeto que definiu o layout das 345 estações
que serão utilizadas em toda a cidade foi
escolhido entre as propostas apresentadas por sete
escritórios de arquitetura. O vencedor é
Barbosa e Corbucci Arquitetos Associados. “Optamos
por um modelo contemporâneo em aço
pintado. É uma estrutura esbelta, que lembra
algo em movimento”, explica o arquiteto Marcelo
Barbosa. Jupira Corbucci, o outro sócio do
escritório, destaca a leveza do equipamento:
"A idéia era justamente ter o mínimo
de interferência dentro da cidade".
Cada estação será dotada de
assentos, lixeira, telefone e câmeras para
monitoramento. Um painel luminoso com mensagens
variáveis informará, por exemplo,
a linha que se aproxima e o tempo previsto para
chegada. Nessas estações é
proibido o uso de .
A previsão para início da operação
é final de setembro. O custo previsto para
a instalação das estações
na avenida é de R$ 1 milhão.
Faixa exclusiva
para os ônibus fica à esquerda
A instalação
das Estações de Transferência
será feita no canteiro central da avenida.
Ou seja, os ônibus andarão na faixa
da esquerda. Com isso, as calçadas ficam
livres dos pontos de parada, deixando o comércio
local sem a barreira de ônibus obstruindo
a visão e o acesso de seus clientes.
Cada sentido da avenida, portanto, terá três
faixas de rolamento, sendo uma delas para os ônibus.
"Não haverá nenhum tipo de segregação,
como acontece na avenida Santo Amaro. No projeto
da Rebouças, o transporte coletivo é
integrado à cidade", explica o presidente
da CET, Francisco Macena.
O controle das faixas de ônibus será
feito por uma barreira virtual. As faixas exclusivas
para o transporte coletivo terão detectores
de invasão, os chamados Reifex (Registro
de Infração em faixa exclusiva), a
mesma tecnologia existente, por exemplo, na avenida
Nove de Julho. Serão cinco Reifex por sentido
e eles devem ser instalados até setembro.
Ganho para
a paisagem
O projeto de revitalização
da Rebouças mantém a vegetação
existente e prevê o plantio de 206 árvores.
Isso porque o modelo de Estação de
Transferência escolhido permite que a construção,
por exemplo, contorne uma árvore, integrando-a
ao equipamento sem nenhum prejuízo ao arbusto
ou à operacionalidade da estação.
Todos os canteiros da avenida passarão por
replantio. Os trabalhos já começaram
nos locais em que não haverá outras
intervenções. As calçadas também
ganharão árvores. Serão plantadas,
entre outras espécies, paus-ferro, ipês
rosas, amarelos e roxos, jacarandás, mimosas
e tamareiras.
Fonte: Secretaria do Verde e Meio
Ambiente
Assessoria de imprensa