Panorama
 
 
 

PREFEITA APRESENTA PROJETO
DE REVITALIZAÇÃO DA REBOUÇAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2003

A prefeita Marta Suplicy apresentou na manhã de hoje (13), em seu gabinete, o projeto de revitalização da avenida Rebouças e o layout escolhido para as 345 Estações de Transferência que integram o novo sistema de transporte na capital, o Interligado.
Quem passa pela avenida Rebouças, na zona Oeste, já pode presenciar o impacto das obras que integram o projeto de revitalização desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo.
Toda a extensão da avenida foi recapeada. Os trabalhos foram concluídos na última terça-feira (10) e a sinalização de solo já está pronta em todo o sentido bairro-centro. As faixas do sentido inverso estarão pintadas até a próxima semana.
Já estão sendo instalados, com técnicas não destrutivas, os dutos subterrâneos necessários para a implantação dos semáforos inteligentes. O conjunto de semáforos terá também detectores para contagem de veículos. Isso significa que o equipamento não se limitará a programações por horário, mas também por fluxo. Os novos semáforos estarão em funcionamento até o final de julho.
Esse também é o prazo previsto para que entrem em operação mais sete câmeras de TV para monitoramento do trânsito da Rebouças. Atualmente, uma está em funcionamento, na esquina da rua Capitão Antonio Rosa. Outras duas serão religadas: nas avenidas Brigadeiro Faria Lima e Brasil. As demais serão instaladas na ponte Eusébio Matoso, na Eusébio Matoso com Cardeal Arcoverde, na Oscar Freire, e nas avenidas Dr. Arnaldo e Paulista.
O investimento em estrutura viária, sinalização e tecnologia na avenida é de R$ 1,5 milhão.

Iluminação reforçada

A avenida Rebouças está também duas vezes e meia mais iluminada desde 15 de maio. A antiga iluminação de vapor de mercúrio foi substituída por vapor de sódio, mais eficiente e econômica. No canteiro central, todas as 200 luminárias foram trocadas e rebaixadas, para que não houvesse mais interferência da vegetação. As laterais, que não contavam com iluminação, ganharam 100 luminárias em cada sentido. O investimento do Ilume foi de R$ 250 mil e o ganho de economia em energia, de 18%.

A Rebouças no Interligado

A avenida Rebouças fará a ligação entre os terminais Vila Sônia e Amaral Gurgel, integrando o circuito Taboão/São João do Interligado, o novo sistema de transporte da capital. A avenida também receberá as primeiras Estações de Transferência para operação do sistema.
O projeto que definiu o layout das 345 estações que serão utilizadas em toda a cidade foi escolhido entre as propostas apresentadas por sete escritórios de arquitetura. O vencedor é Barbosa e Corbucci Arquitetos Associados. “Optamos por um modelo contemporâneo em aço pintado. É uma estrutura esbelta, que lembra algo em movimento”, explica o arquiteto Marcelo Barbosa. Jupira Corbucci, o outro sócio do escritório, destaca a leveza do equipamento: "A idéia era justamente ter o mínimo de interferência dentro da cidade".
Cada estação será dotada de assentos, lixeira, telefone e câmeras para monitoramento. Um painel luminoso com mensagens variáveis informará, por exemplo, a linha que se aproxima e o tempo previsto para chegada. Nessas estações é proibido o uso de .
A previsão para início da operação é final de setembro. O custo previsto para a instalação das estações na avenida é de R$ 1 milhão.

Faixa exclusiva para os ônibus fica à esquerda

A instalação das Estações de Transferência será feita no canteiro central da avenida. Ou seja, os ônibus andarão na faixa da esquerda. Com isso, as calçadas ficam livres dos pontos de parada, deixando o comércio local sem a barreira de ônibus obstruindo a visão e o acesso de seus clientes.
Cada sentido da avenida, portanto, terá três faixas de rolamento, sendo uma delas para os ônibus. "Não haverá nenhum tipo de segregação, como acontece na avenida Santo Amaro. No projeto da Rebouças, o transporte coletivo é integrado à cidade", explica o presidente da CET, Francisco Macena.
O controle das faixas de ônibus será feito por uma barreira virtual. As faixas exclusivas para o transporte coletivo terão detectores de invasão, os chamados Reifex (Registro de Infração em faixa exclusiva), a mesma tecnologia existente, por exemplo, na avenida Nove de Julho. Serão cinco Reifex por sentido e eles devem ser instalados até setembro.

Ganho para a paisagem

O projeto de revitalização da Rebouças mantém a vegetação existente e prevê o plantio de 206 árvores. Isso porque o modelo de Estação de Transferência escolhido permite que a construção, por exemplo, contorne uma árvore, integrando-a ao equipamento sem nenhum prejuízo ao arbusto ou à operacionalidade da estação.
Todos os canteiros da avenida passarão por replantio. Os trabalhos já começaram nos locais em que não haverá outras intervenções. As calçadas também ganharão árvores. Serão plantadas, entre outras espécies, paus-ferro, ipês rosas, amarelos e roxos, jacarandás, mimosas e tamareiras.

Fonte: Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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